CITAÇÃO DO DIA

Não apequene para caber onde você transborda.

Postagem em destaque

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

  Os tipos de variação linguística são: geográficas, históricas, sociais e situacionais. Variação regional ou geográfica (diatópica) : ocorr...

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Construção da personagem, corpo e emoção

 



GIL VICENTE


O dramaturgo Gil Vicente pertence ao Humanismo, movimento que incentiva a valorização do ser humano.

Gil Vicente (1465 ou 1466 - entre 1536 e 1540) é considerado “o pai do teatro português”. Embora seja possível que já houvesse teatro em Portugal antes dele, não há registros documentais de outros dramaturgos anteriores a ele. Produziu vários autos pastoris (diálogos pastoris, bucólicos), autos de moralidade (peças que, por meio de alegorias, transmitiam um ensinamento de cunho moral e religioso) e farsas (peça com personagens caricatas, situação cotidiana, que satiriza a sociedade), como também poemas.

O teatro de Gil Vicente satiriza a sociedade da época e os seus vícios, como a corrupção, a imoralidade e a hipocrisia, atacando diretamente figuras típicas de diversos setores sociais, como o fidalgo, o agiota, o comerciante burguês e o clero degradado. 

Segundo Massaud Moisés, a sua  obra moralista “põe em prática o lema do castigat ridendo mores (rindo, corrige os costumes),realizando o princípio de que a graça e o riso, provados pelo cômico baseado no ridículo e na
caricatura, exercem ação purificadora, educativa e purgadora de vícios e defeitos” (MOISÉS, 2006, p.44). 

A essa perspectiva moralista se articula uma visão religiosa típica da Idade Média com uma crítica social na sua obra. Frise-se que essa perspectiva religiosa de Gil Vicente não significa que ele apoiasse a Igreja Católica. Muito pelo contrário, sua obra promove uma crítica acentuada à corrupção dos membros da Igreja da época, separando dos valores e crenças da fé cristã a instituição corrompida, justamente por causa de sua perspectiva moral.


O teatro na Grécia Antiga 

A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C.

Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão.

Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.


A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C.

Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão.

Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.

O teatro na pré-história

Apesar de ser um consenso que o teatro ocidental teve origem na Grécia Antiga, é importante frisar que essa manifestação já era presente na humanidade desde tempos remotos, mesmo que de forma rudimentar.

Na pré-história, os seres humanos possuíam maneiras distintas de comunicação, e a imitação era uma delas.

Muito provavelmente, os homens das cavernas desenvolveram gestos que se assemelhavam aos animais. Além disso, encenavam caçadas para contar aos seus pares como as situações ocorreram.

Assim como a dança, a música e o desenho, a linguagem teatral também teve sua importância na época pré-histórica.

O teatro na Grécia Antiga

As celebrações ao Deus Dionísio duravam vários dias e ocorriam na época da colheita, como forma de agradecimento pelo alimento e pelo vi

Entenda os elementos do Teatro

Teatro


O teatro é uma manifestação artística e um fenômeno cultural de vários povos e remonta às sociedades primitivas. É a arte em que um ou mais atores interpretam uma história ou conjunto de atividades com o objetivo de apresentar situações e fazer aflorar sentimentos e reflexões a quem os assistem.


Elementos do teatro


Para que um espetáculo teatral aconteça, são necessários três elementos básicos:


Ator: aquele que interpreta, representa uma história, uma ação, com base em um texto, é ele que dá vida à personagem por meio de sua voz e de seu corpo, que são suas ferramentas de trabalho e precisam ser sempre aprimoradas com treinamento contínuo. Antigamente somente homens atuavam no teatro, foi só a partir do século XVII que as mulheres passaram a aparecer em cena.


Personagem: cada uma das figuras humanas apresentadas em uma obra de ficção (peça teatral, romance, conto, filme etc.) ela pode ser: protagonista, que é a principal; antagonista, que é o adversário, o vilão, que fará oposição ao protagonista; e o coadjuvante, que é a personagem secundária.


Espectador: pessoa que observa, presencia qualquer ato ou espetáculo.



Além deles, colaboram ainda diretores, dramaturgos e técnicos.


A palavra teatro vem do grego, theatron, e significa lugar para ver. As apresentações teatrais englobam diversas expressões artísticas: musical, corporal e plástica.


Formas de espetáculos teatrais


Os espetáculos teatrais podem ser encenados de várias formas:


Teatro convencional utilizam-se diálogos e situações para se contar uma história, podendo ter um narrador, que, não necessariamente, faz parte dela;


Musical,Teatro musical é uma forma de teatro que combina música, canções, dança, e diálogos falados. Está delimitado por um lado pela sua correlação com a ópera e, por outro, pela sua correlação com o cabaré. As linhas delimitantes entre essas três expressões artísticas são, muitas vezes, difíceis de conceitua



Imagem: Reprodução



A dança A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.



Imagem: Reprodução


Circo, Um circo é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.


Imagem: Reprodução


Teatro de bonecos, Teatro de fantoches, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.


Imagem: Reprodução

O teatro de sombras é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra. As imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas cores e outros tipos de detalhes. Muitos efeitos podem ser alcançados através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz.


Imagem: Reprodução


Mímica, é uma das formas de comunicação humana, normalmente conhecida como a arte de expressar os pensamentos e/ou os sentimentos por meio de gestos, é dentro das artes cênicas, o estudo da ação física do homem em seu meio. Assim portanto, é uma classe de sematologia.


Imagem: Reprodução

Teatro de máscaras, os gregos utilizavam máscaras para representar deuses e heróis. Muitas culturas utilizam-nas em suas apresentações. É o caso do teatro japonês nô, cujas expressões são conhecidas.


Imagem: Reproduçãonho.

A participação dos cidadãos era intensa e havia uma espécie de procissão, que levava o nome de "ditirambo". Depois surgiu o "coro", um conjunto de pessoas que cantava e dançava homenageando Dionísio.

Até que aparece Téspis, uma figura de grande importância para o surgimento do teatro ocidental. Segundo consta, esse homem participava de um desses rituais quando, em dado momento, resolveu vestir uma máscara e dizer que ele era o próprio deus Dionísio, iniciando assim um diálogo com o "coro".

A ousadia de tal atitude fez com que Téspis fosse reconhecido como o "criador do teatro" e primeiro ator e produtor teatral.

Mais tarde, essa linguagem artística foi evoluindo e influenciou fortemente o teatro romano e outras culturas.

Do ponto de vista arquitetônico, a estrutura dos primeiros teatros era parecida. As apresentações eram feitas ao ar livre, em construções de formato semicirculares.

Havia um espaço para as representações, chamado de orquestra. O lugar para acomodar o público era a arquibancada, construída em encostas montanhosas, o que facilitava a acústica.

Já o palco era o local onde os atores se preparavam para a apresentação e guardavam os figurinos e objetos cenográficos.

teatro grego epidauro
Teatro de Epidauro, datado do séc IV a.C., na Grécia. Ele acomodava cerca de 14 mil pessoas

Para complementar seus estudos, leia: Teatro Grego.

O teatro na Roma Antiga

O teatro romano teve enorme influência do teatro grego, assim como outras manifestações culturais desse povo. A cultura etrusca também foi um fator relevante para o desenvolvimento da arte teatral romana.

Entretanto, os romanos trouxeram algumas modificações nessa linguagem. A mais significativa delas é no que se refere à estrutura arquitetônica, que antes era feita em encostas de morros pelos gregos e depois passou a incorporar arcos e abóbodas pelos romanos.

Os temas e objetivos do teatro romano também se modificaram um pouco, com a valorização de mais entretenimento (como lutas de gladiadores e animais) e menos assuntos religiosos.

O teatro Medieval

Depois que o Império Romano declinou, teve início a Idade Média, que compreende os séculos V ao XV.

Na época medieval, durante muitos anos, a linguagem teatral foi banida na Europa. Isso porque era considerada pela Igreja Católica como uma atividade pecaminosa, ressurgindo apenas no século XII.

Assim, a finalidade do teatro medieval era a divulgação dos preceitos religiosos e histórias bíblicas, sendo encenado por membros do clero.

Para se aprofundar mais, leia: Teatro Medieval.

Surgimento do teatro no Brasil

No Brasil, a origem do teatro está relacionada à chegada dos jesuítas no século XVI e seu empenho em catequizar a população, tanto os índios quanto os colonos. Dessa forma, os padres se utilizavam dessa expressão para transmitir ensinamentos da igreja católica.

Uma das pessoas mais notáveis nesse contexto foi o padre Anchieta, que dedicou-se fortemente ao chamado teatro de catequese.

Leia mais sobre o assunto: História do teatro no Brasil

O teatro na atualidade

Hoje em dia, essa maneira de se expressar artisticamente possui características bastante diferentes daquelas que a definiam nos primórdios.

cena de teatro na atualidade
Cena de teatro em uma casa de espetáculos. Na imagem, encenação de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto

A manifestação evoluiu ao longo da história, passando a ser apresentada também em locais fechados, o que acabou por restringir e elitizar seu público.

As formas de atuação se transformaram e o objetivo dos espetáculos também, sendo possível encontrar várias vertentes teatrais atualmente.

Curiosidade

Teatro é uma palavra que tem origem no termo grego theatron. Seu significado está relacionado a um conjunto de espetáculos teatrais e ao lugar onde essas apresentações ocorrem.

Breve história do teatro

"A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II)



A palavra teatro (théatron) deriva dos verbos gregos "ver, enxergar" e significa lugar de onde se vê.


Ícone Pré-história
Pré-história


Ícone Teatro no Renascimento
Renascimento
Ícone Teatro na Antiguidade
Antiguidade


Ícone Teatro Romântico
Romantismo
Ícone Teatro Grego
Teatro Grego


Ícone Realismo e Naturalismo
Realismo e
Naturalismo
Ícone Teatro Romano
Teatro Romano


Ícone Teatro do séc XX
Século XX
Ícone Idade Média
Idade Média


Teatro hoje
O Teatro hoje





Pré-história

O teatro sempre esteve presente na história da humanidade e, por meio dele, o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.
Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro. Provavelmente nasceu junto com a curiosidade do homem, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo. Depois, o homem desta época deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi, já que não existia ainda a linguagem como a gente conhece hoje. Isso era teatro, mas ainda não era espetáculo.

link para vídeo sobre o teatro na pré história
Teatro - introdução




Voltar ao topo
voltar ao topo




Antiguidade

Quem vai assistir a peças, muitas vezes engraçadas, hoje em dia, talvez nem imagine que o teatro, há muito tempo, era sagrado. As pessoas acreditavam que por meio desses rituais era possível invocar deuses e forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais fértil e as caças mais fáceis, ou deixar os desastres naturais bem longe de sua comunidade. Estes rituais envolviam cantos, danças e encenações de histórias dos deuses, que assim deveriam ficar felizes com a homenagem e ser piedosos com os homens.


voltar ao topo
voltar ao topo





Teatro Grego

O teatro grego surgiu das cerimônias e rituais gregos como as Dionisíacas que eram celebrações de caráter religioso ao deus Dionísio, o deus do vinho, do entusiasmo, da fertilidade e do teatro. Os deuses gregos eram muito parecidos com os homens, pois tinham vontades e humores. Uma coisa curiosa nas encenações é que só os homens podiam atuar, já que as mulheres não eram consideradas cidadãs, por isso as peças eram encenadas com grandes máscaras.
Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia com Téspis que também representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o ofício de ator. Também na Grécia antiga surgiram dois gêneros do teatro a Tragédia e a Comédia.
Nas tragédias gregas os temas eram ligados às leis, à justiça e ao destino. Nesse gênero eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói. Os autores de tragédia grega mais famosos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Ao contrário da tragédia, na comédia grega as histórias visavam o riso do espectador, eram formas engraçadas de perceber a vida chamadas sátiras. Um grande autor de comédia grega foi Aristófanes. Todos esses autores influenciaram muito o teatro que veio depois e suas peças são encenadas até hoje.

link para vídeo sobre o teatro grego.
Teatro Grego




As peças gregas passaram a ser representadas em espaços especiais que são parecidos com os teatros atuais. Eram construções em forma de meia-lua, cavadas no chão, com bancos parecidos com arquibancadas, chamados de teatros de arena.

Link para vídeo sobre o teatro grego.
Teatro de Epidauro - trecho do documentário




voltar ao topo
voltar ao topo






Roma

O teatro romano não é um reflexo do teatro grego. Eles importaram a cultura grega, porém tinham seu próprio estilo. O teatro romano perde o caráter de sagrado e visa à diversão e ao prazer, a comédia toma o lugar da tragédia. Os espetáculos de circo romanos eram violentos, se baseavam em competições entre os romanos e os cristãos os quais eram sacrificados publicamente.

link para vídeo sobre o teatro romano.
Teatro Romano

link para vídeo sobre o coliseu
Coliseu







voltar ao topo
voltar ao topo





Idade Média

Período de intensa atividade católica. Durante as missas eram representadas passagens da bíblia, porém as autoridades católicas, com medo da perda do caráter sagrado da missa, proibiram as exibições e as peças foram para as praças públicas.
Também na Idade Média surgem as comédias bufas com temas políticos e sociais e a farsa com uso de estereótipos que ironizavam acontecimentos do dia a dia. Aparecem os Saltimbancos, companhias de teatro que iam de cidade em cidade apresentando seus espetáculos.

link para vídeo sobre o teatro na Idade Média.
Teatro na Idade Média




voltar ao topo
voltar ao topo




Renascimento

Na Itália, no final da Idade Média e início do Renascimento, surge a Commedia Dell'Arte, que se baseava em espetáculos teatrais populares, apresentados nas ruas, com textos improvisados e personagens de destaques como Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo, Pantaleão, Briguela.
Na Ingleterra, a rainha Elizabeth I deu proteção ao teatro da época pois apreciava muito os espetáculos populares. Contava com a ajuda de alguns dramaturgos ingleses para contar a história de seus heróis reforçando o sentimento do nacionalismo. O principal deles era Sheakespeare que também idealizou e construíu o mais famoso teatro inglês: o Globe.Também vale destacar o francês Moliére, patrono dos atores franceses. Moliére foi um comediógrafo, ou seja, se dedicou a escrever comédias e, em suas histórias, explorava as fraquezas e ridículos do ser humano.

link para vídeo sobre o teatro no renascimento.
Teatro no Renascimento

link para vídeo sobre o teatro O Globo.
Teatro - O Globo








volta ao topovolta ao topo




Romantismo

Nos séculos XVIII e XIX a Europa teve várias revoluções. Nesse período, a burguesia tem uma ascensão e o teatro sofre infuências, o drama substitui a tragédia e a comédia se desenvolve, o foco do teatro se torna muito mais individual e não é mais social. No romantismo, o teatro volta-se para o ser humano, as peças falam sobre emoção, e surge o melodrama. Liberdade, fraternidade e igualdade são os lemas desse período.

link para vídeo sobre o teatro romântico.
O teatro Romântico




volta ao topo
volta ao topo





Realismo e Naturalismo no teatro

Até o século XVIII o teatro era frequentado pelo povo e essa realidade foi se modificando, a burguesia começou a ser maioria nas plateias e o teatro passou a mostrar as realidades burguesas com temas como a vida social, o casamento, o dinheiro entre outros. As representações também começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas comuns, mais próximas da vida real.

link para vídeo sobre o realismo e naturalismo no teatro.
Realismo e Naturalismo




volta ao topo
volta ao topo





Século XX

A partir do realismo e naturalismo o teatro evolui e se torna um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de preocupação da reprodução da realidade nos cenários e figurinos, os temas tratados ilustram a realidade social. O teatro nessa época trabalha questões políticas e questões que refletem criticamente aspectos da sociedade vigente.

link para vídeo sobre o teatro no século XX.
Teatro no século XX

link para vídeo sobre brecht - parte 1.
Bertold Brecht. - Parte I

link para vídeo sobre Breth - parte 2
Bertold Brecht. - Parte II





volta ao topo
volta ao topo




O Teatro hoje

Dá para perceber que, com tantas influências, o teatro de hoje é uma arte muito rica. Existe a ópera, o teatro de bonecos, os musicais, o teatro feito em espaços alternativos, entre outros. Quando apareceu o cinema, há mais de cem anos, muita gente previu o fim do teatro. Falavam que o cinema iria substituí-lo, porque podia criar histórias com muito mais semelhança com a realidade. Ainda bem que isso não aconteceu!

volta ao topo
volta ao topo



Fontes consultadas:
Autor: Jorge Luís Rodrigues In: www.animagente.com
Disponível em: http://www.animagente.com/siteandre_APOSTILA.html / acesso em 01/07/2011.
www.canalkids.com.br
www.brasilescola.com
liriah.teatro.vilabol.uol.com.br
educacao.uol.com.br
www.portalsaofrancisco.com.br
www.passeiweb.com


O TEATRO COM MANIFESTAÇÃO SOCIAL E CULTURAL 

O trabalho relaciona as transformações ocorridas nos movimentos sociais no Brasil e a produção artística comprometida com a representação das classes populares, priorizando as manifestações cênicas. Contrasta a agitação política e cultural ocorrida entre os anos 1964 e 1968, em que se destacaram manifestações artísticas de resistência ou protesto contra o regime instituído pelo golpe militar, com o movimento artístico e cultural que vem crescendo desde os anos 1990, em que a denúncia da exclusão social não implica contestação da lógica do mercado e se recuperam tradições e perspectivas do naturalismo no teatro, no romance e no cinema. Finalmente, discutem-se as repercussões de políticas de inclusão social baseadas na visibilidade nos movimentos sociais e na produção cultural.

Entenda os elementos do Teatro

Teatro


O teatro é uma manifestação artística e um fenômeno cultural de vários povos e remonta às sociedades primitivas. É a arte em que um ou mais atores interpretam uma história ou conjunto de atividades com o objetivo de apresentar situações e fazer aflorar sentimentos e reflexões a quem os assistem.


Elementos do teatro


Para que um espetáculo teatral aconteça, são necessários três elementos básicos:


Ator: aquele que interpreta, representa uma história, uma ação, com base em um texto, é ele que dá vida à personagem por meio de sua voz e de seu corpo, que são suas ferramentas de trabalho e precisam ser sempre aprimoradas com treinamento contínuo. Antigamente somente homens atuavam no teatro, foi só a partir do século XVII que as mulheres passaram a aparecer em cena.


Personagem: cada uma das figuras humanas apresentadas em uma obra de ficção (peça teatral, romance, conto, filme etc.) ela pode ser: protagonista, que é a principal; antagonista, que é o adversário, o vilão, que fará oposição ao protagonista; e o coadjuvante, que é a personagem secundária.


Espectador: pessoa que observa, presencia qualquer ato ou espetáculo.



Além deles, colaboram ainda diretores, dramaturgos e técnicos.


A palavra teatro vem do grego, theatron, e significa lugar para ver. As apresentações teatrais englobam diversas expressões artísticas: musical, corporal e plástica.


Formas de espetáculos teatrais


Os espetáculos teatrais podem ser encenados de várias formas:


Teatro convencional utilizam-se diálogos e situações para se contar uma história, podendo ter um narrador, que, não necessariamente, faz parte dela;


Musical,Teatro musical é uma forma de teatro que combina música, canções, dança, e diálogos falados. Está delimitado por um lado pela sua correlação com a ópera e, por outro, pela sua correlação com o cabaré. As linhas delimitantes entre essas três expressões artísticas são, muitas vezes, difíceis de conceitua



Imagem: Reprodução



A dança A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.



Imagem: Reprodução


Circo, Um circo é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.


Imagem: Reprodução


Teatro de bonecos, Teatro de fantoches, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.


Imagem: Reprodução

O teatro de sombras é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra. As imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas cores e outros tipos de detalhes. Muitos efeitos podem ser alcançados através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz.


Imagem: Reprodução


Mímica, é uma das formas de comunicação humana, normalmente conhecida como a arte de expressar os pensamentos e/ou os sentimentos por meio de gestos, é dentro das artes cênicas, o estudo da ação física do homem em seu meio. Assim portanto, é uma classe de sematologia.


Imagem: Reprodução

Teatro de máscaras, os gregos utilizavam máscaras para representar deuses e heróis. Muitas culturas utilizam-nas em suas apresentações. É o caso do teatro japonês nô, cujas expressões são conhecidas.


Imagem: Reprodução


Nenhum comentário:

Postar um comentário