CITAÇÃO DO DIA

Não apequene para caber onde você transborda.

Postagem em destaque

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

  Os tipos de variação linguística são: geográficas, históricas, sociais e situacionais. Variação regional ou geográfica (diatópica) : ocorr...

domingo, 9 de abril de 2023

O JORNALISMO INVESTIGATIVO

 

O Jornalismo Investigativo

 

O Jornalismo Investigativo consiste na prática de denunciar a realidade de fatos de interesse público. É o ato de investigar, pesquisar, cruzar dados e buscar informações que não são de fácil acesso. Remete ainda ao trabalho de expor acontecimentos que estavam escondidos.

Reportagens como: denúncia de corrupção, contrabando, fraude em licitação são algumas das pautas presentes nessa área de atuação.

Com objetivo de expor a verdade e desmascarar esquemas, muitos jornalistas utilizam estratégias próprias ou em conjunto com o veículo de comunicação em que trabalha. Mas vale salientar que o profissional deve seguir a conduta orientada no Código de Ética. Com base no Art. 11, inciso II, do documento, o jornalista não pode divulgar informações: obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, salvo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração.


 https://www.youtube.com/watch?v=gPwBJOYpgDU

Nenhum comentário:

Postar um comentário