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sábado, 1 de janeiro de 2022

AS FUNÇÕES DE LINGUAGEM

  AULA 1

Funções da Linguagem



 












Funções da Linguagem são recursos de utilização da linguagem que conseguem deixar mais claro as intenções do emissor ao passar aquela mensagem. Há seis funções da linguagem: referencial, fática, emotiva, poética, conativa e metalinguística


Esses componentes podem ser explicados da seguinte forma:

  1. Emissor: Aquele que envia a mensagem. Pode ser um indivíduo ou um grupo.
  2. Receptor: Aquele que recebe a mensagem. Pode ser um indivíduo ou um grupo.
  3. Mensagem: O que se fala, ou seja, aquilo que se transmite.
  4. Referente ou Contexto: Assunto da mensagem.
  5. Canal ou Contato: Meio pelo qual a mensagem é transmitida.
  6. Código: A combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem.

Funções da Linguagem

 1) Identifique as funções da linguagem que predominam em cada texto abaixo:

 a)

Voto

[Do lat. votu, 'promessa'.]

S. m.

Maneira de expressar a vontade ou opinião num ato eleitoral ou numa assembleia.


a. (   ) Função expressiva ou emotiva

b. (   ) Função metalinguística

c. (   ) Função poética ou estética

d. (   ) Função fática

e. (   ) Função referencial

 

b)




a.
 (   ) Função expressiva ou emotiva

b. (   ) Função metalinguística

c. (   ) Função poética ou estética

d. (   ) Função fática

e. (   ) Função referencial

 c)

 

a.(   ) Função expressiva ou emotiva

b.(   ) Função metalinguística

c.(   ) Função fática

d.(   ) Função poética ou estética

e. (   ) Função conativa

 d)

 
a. (   ) Função conativa ou apelativa

b. (   ) Função metalinguística

c. (   ) Função referencial

d. (   ) Função fática

e. (   ) Função emotiva


 e) 

a. (   ) Função referencial

b. (   ) Função emotiva

c. (   ) Função conativa ou apelativa

d. (   ) Função fática

e. (   ) Função metalinguística

 f)

 

a. (   ) Função conativa ou apelativa

b. (   ) Função metalinguística

c. (   ) Função fática

d. (   ) Função referencial

e. (   ) Função emotiva


GABARITO

1)

a) b. (X) Função metalinguística

b) c. (X) Função poética ou estética

c) d. (X) Função poética ou estética

d) c. (X) Função referencial

e) d. (X) Função fática

f) a. (X) Função conativa ou apelativa 

 































AULA 2


AS FUNÇÕES DE LINGUAGEM


 A comunicação é formalizado nos mais diversos gêneros textuais (romance, poema, crônica, notícia, carta entre outros) tem objetivos diferentes uns dos outros. Ao utilizarmos recursos gramaticais diferentes (verbos, pronomes, adjetivos etc.) destacamos um ou outro elemento desse processo. Essa ênfase dada a cada elemento da comunicação relaciona-se diretamente à função de linguagem presente em diferentes textos. 

As funções de linguagem são: referencial, expressiva ou emotiva, conativa ou apelativa, fática, metalinguística e poética. Para cada função, um elemento de comunicação estará em destaque. 


Características 

1) FUNÇÃO EXPRESSIVA OU EMOTIVA: (Foco no emissor) Passa para o texto marcas de atitudes pessoais como emoções, opiniões, avaliações. Na função expressiva, o emissor ou destinador é o produtor da mensagem. O produtor mostra que está presente no texto, externando os seus pensamentos. Presente em textos como dissertações, editoriais, artigos de opinião, poemas, canções etc.

 2) FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA: (Foco no receptor) É quando a mensagem busca seduzir, envolver o leitor levando-o a adotar um determinado comportamento. Na função conativa a presença do receptor está marcada sempre por pronomes de tratamento, pronomes de segunda pessoa e pelo uso do imperativo e do vocativo. A propaganda, o manual de instruções e o sermão são bons exemplos de texto conativo.

 3) FUNÇÃO POÉTICA: (Foco na mensagem) Destaca-se pela elegância e estética textual criada através da utilização de recursos estilísticos – léxico, ritmo, sonoridade, visualidade, combinação. Em geral, é usada em poemas ou prosas poéticas. 

4) FUNÇÃO REFERENCIAL: (Foco no referente) Também chamada denotativa ou informativa, sua função é passar uma informação objetiva e impessoal no texto. É valorizado o objeto ou a situação de que trata a mensagem sem manifestações pessoais ou persuasivas. Presente em textos informativos em geral como notícia, reportagem, comunicado, bilhete, carta, e-mail etc. 

5) FUNÇÃO METALINGUÍSTICA: (Foco no código, linguagem) É quando a linguagem fala de si própria. Predominam em análises literárias, interpretações e críticas diversas. O livro didático, a enciclopédia, o verbete do dicionário, o resumo e a resenha são bons exemplos da função metalinguística da linguagem. 

6) FUNÇÃO FÁTICA: (Foco no canal) Objetiva estabelecer a comunicação e manter aberto o canal por onde a mensagem caminha de quem a produz para quem a recebe. Também designa algumas formas que se usa para chamar atenção. A conversa telefônica e o chat exemplificam bem a função fática da linguagem. 


A linguagem sempre varia de acordo com a situação e as funções de linguagem nunca estão isoladas do texto e do seu contexto de comunicação.



EXERCÍCIOS - FUNÇÕES DA LINGUAGEM

01. Assinale a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece:

A) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim... sem fim...
B) “Não discuto com o destino o que pintar eu assino.”
C) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros.
D) Conheça você também a obra desse grande mestre.
E) Semântica é o estudo da significação das palavras.

02. Identifique a frase em que a função predominante da linguagem é a REFERENCIAL:

A) Dona Casemira vivia sozinha com seu cachorrinho.
B) Vem, Dudu!
C) Pobre Dona Casemira...
D) O que ... O que foi que você disse?
E) Um cachorro falando?
03. A função metalinguística predomina em todos os fragmentos, exceto em:

A) “Amo-te como um bicho simplesmente de um amor sem mistério e sem virtude com um desejo maciço e permanente.” (Vinicius de Morais)
B) “Proponho-me a que não seja complexo o que escreverei, embora obrigada a usar as palavras que vos sustentam.” (Clarice Lispector)
C) “Não narro mais pelo prazer de saber. Narro pelo gosto de narrar, sopro palavras e mais palavras, componho frases e mais frases.” (Silviano Santiago)
D) “Agarro o azul do poema pelo fio mais delgado de lã de seu discurso e vou traçando as linhas do relâmpago no vidro opaco da janela.” (Gilberto Mendonça Teles)
E) Que é Poesia? Uma ilha cercada de palavras por todos os lados.” (Cassiano Ricardo)
04. O texto seguinte também é de natureza poética. Nele, qual a função secundária da linguagem?

“Lutar com as palavras
é a luta mais vã.
Entanto lutamos
mal rompe a manhã.” (Carlos Drummond de Andrade)

A) Função emotiva.
B) Função conativa.
C) Função referencial.
D) Função metalinguística.
E) Função fática.

05. “Se eu não vejo a mulher que eu mais desejo, Nada que eu veja vale o que eu não vejo.”
 Nesses versos do poeta provençal Bernart de Ventadorn (século XII), vertidos para o português pelo poeta Augusto de Campos, é evidente o predomínio da função poética da linguagem, notável nos ritmos, nos jogos sonoros e no fraseado. Ao lado dessa função, destaca-se a presença da:
A) função emotiva.
B) função conativa.
C) função referencial.
D) função metalinguística.
E) função fática.

06.                                  

BILHETE

Se tu me amas,                                     Se me queres,                                   ama-me baixinho                                   enfim,
Não o grites de cima dos telhados        tem de ser bem devagarinho, Amada,
Deixa em paz os passarinhos               que a vida é breve,
Deixa em paz a mim!                            e o amor mais breve ainda...
 (Mário Quintana)

Além da função poética, outra função que se percebe no poema é:

A) função emotiva.
B) função conativa.
C) função referencial.
D) função metalinguística.
E) função fática.


07.  A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações. DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.   

Predomina no texto a função da linguagem:

A) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia. 
B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem. 
D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor. 
E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

























































































08. Considerando a tirinha, pode-se concluir que, nela, está presente a função da linguagem denominada:

A. fática, pois vários termos, embora desprovidos de significado, permitem o início do processo comunicativo.
B. metalinguística, pois se reflete sobre o valor das palavras, isto é, sobre o uso da língua e sua função social.
C. apelativa, pois está ausente a intenção de atingir o receptor com o intuito de modificar o seu comportamento.
D. emotiva, pois o eu lírico pode expressar livremente as emoções com as quais está em conflito.
E. poética, pois o importante é passar as informações de forma clara e objetiva, desprezando-se a preocupação com a elaboração da linguagem.

GABARITO: 1D - 2A - 3A - 4D - 5A - 6B - 7E - 8B

 

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