Derivação, neste processo as palavras passam pelo acréscimo ou exclusão de alguma parte. Com o uso de prefixos, sufixos, ou ambos. Exemplo:
Anoitecer – A – prefixo (noite: radical) – cer – sufixo
Selecionamos a poesia concreta que surgiu no final da década de 1950 para representar os conceitos de formação de palavras por meio de derivação, observe:
F o r m a
R e f o r m a
D i s f o r m a
T r a n s f o r m a
C o n f o r m a
I n f o r m a
F o r m a
Disponível em: http://popportugues.blogspot.com/2016/09/atividades-com-estrutura-e-formacao-de.html– acessado em 04/06/2021
O poema concreto de autoria de José Lino Grünewald explora a disposição e os sons das palavras para demonstrar que o acréscimo de prefixos diferentes no mesma palavra pode mudar o seu significado, veja que a palavra forma, pode apresentar outras “formas” de ser compreendida de acordo com o seu prefixo.
Composição, neste processo temos duas etapas:
Justaposição – Duas ou mais palavras se juntam e não sofrem alteração. Exemplo:
guarda + roupa = guarda-roupa
Aglutinação – Uma ou mais palavras aglutinadas sofrem alteração. Exemplo:
filho + de + algo = fidalgo
No processo de composição também temos:
Neologismo
O neologismo é um processo de formação de palavras em que são criados novos termos para suprir alguma lacuna de significação. Podemos citar como exemplo a palavra “internetês”, que se refere à linguagem da internet.
Por ser um processo de criação, as gírias também são consideradas como neologismos, colocando o falante pertencente a um determinado grupo (surfista, internauta, etc).
Hibridismo
O hibridismo também é um processo de formação de palavras. Esses termos são formados com elementos de idiomas diferentes, por exemplo, “sociologia” (do latim, “sócio” e do grego “logia”). Sendo assim um palavra formada por línguas distintas com apenas um significado.
Selecionamos a poesia de Manuel Bandeira para ilustrar o processo de formação de palavras, de maneira lírica e inovadora o autor fala sobre seus sentimentos.
Neologismo
Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, a verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora.
(BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970)
Observe que o poeta de maneira criativa transformou o nome da mulher amada em um verbo, que na verdade se assemelha a junção de um verbo e um pronome, no caso teodorar, Teodora, ao invés de (te + adorar). Os sons e a construção das palavras despertam a afetividade e a sugestividade simultaneamente.
APROFUNDAMENTO:
Exercício Formação de Palavras
1) Leia este poema de Camões.
Ao desconcerto do mundo
Os bons vi sempre passar
No Mundo graves tormentos;
E pera mais me espantar,
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado.
Assim que, só pera mim,
Anda o Mundo concertado.
Camões, Luís de. In: SALGADO JÚNIOR,Antônio(Org.). Luís de Camões: obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.p.475-476
a) Nesses versos, o eu lírico compara o destino das pessoas no mundo. A que conclusão ele chegou?
b) Como a vida do eu lírico foi afetada por essa visão?
c) O que significa o título, tendo em vista os dois últimos versos?
d) Releis estes versos: “Os bons vi sempre passar.../” “Os maus vi sempre nadar...”. Qual é o processo de formação das palavras destacadas? Justifique sua resposta.
e) Transcreva do poema palavras que se formam por derivação prefixal e derivação sufixal.
f) A partir das palavras a seguir, forme outras pelo processo de derivação regressiva.
passar - espantar - alcançar - castigar - nadar - acontecer
2) Forme parassintéticos verbais que tenham como base os nomes a seguir.
grande – parede – pedaço – sócio – terra – velho – caixa - frio
3) Leia este anúncio publicitário.
a) O anúncio promove um novo produto e para isso utiliza a linguagem verbal (texto) e a linguagem não verbal (imagem). Como o texto, na parte inferior do anúncio visa persuadir o consumidor. Nesse caso, que recursos foram empregados?
b) Todo núncio visa persuadir o consumidor. Nesse caso, que recursos foram empregados?
c) Copie do texto palavras que se formam pelos processos a seguir.
· Derivação sufixal
· Derivação prefixal e sufixal
· Siglonimização
· Composição por justaposição
· parassíntese
4) Transcreva, das sequências a seguir, as palavras formadas por derivação prefixal e sufixal.
a) reflorestamento, esfarelar, emagrecer, desqualificar
b) desonestidade, inconstitucional, ensurdecer, reintegração
5) Leia a tira a seguir.
a) O rato Níquel Náusea, falando indiretamente, tenta ensinar a seu companheiro um pouco de etiqueta. Qual teria sido a intenção do quadrinista nesse texto?
b) Como se chamam as palavras que expressam os sons produzidos pela boca aberta do personagem?
c) No caderno, copie da tira a palavra empregada pelo processo de derivação imprópria.
6) Escreva no caderno os processos de formação das palavras a seguir.
a) boquiaberto
b) plaft-pluft
c) portunhol
d) sanduíche
e) neura
f) aids
g) subalimentado
h) empalidecer
i) televisão
j) vitória-régia
k) abajur
l) choro
7) Leia a tira a seguir.
a) Aline sente-se frustrada com o seu blog, e esse sentimento piora quando se encontra com o único apreciador de sua arte. O que o quadrinista parece sugerir nessa tira?
b) Transcreva no caderno exemplos de neologismos e de derivação regressiva.
GABARITO:
1)
a) Os bons, que praticam o bem, sofrem grandes desventuras, enquanto os maus vivem em constante alegria.
b) Decepcionado, ele decidiu agir como os maus, na ilusão de também viver feliz; porém, não teve a mesma sorte, porque pagou por seus erros.
c) Segundo o eu lírico, não há justiça no mundo, onde os bons são considerados culpados, e os maus, inocentes. Porém, somente com ele o mundo agiu com rigor.
d) Derivação imprópria, pois houve mudança de classe gramatical (adjetivos passaram a substantivos).
e) Derivação prefixal: desconcerto; derivação sufixal: passar, espantar, nadar, contentamentos, alcançar, ordenado, castigado, concertado.
f) passe, espanto, alcance, castigo, castigo, nado, concerto.
2) engrandecer, emparedar, despedaçar, associar, aterrar, envelhecer, encaixar, esfriar.
3)
a) A imagem central sugere o sol com os produtos para a proteção da pele. As embalagens mostram o que o texto informa: são hidratantes contra os raios UVB com fatores variados para a proteção da pele contra os raios solares.
b) A imagem atraente e bem centralizada; o texto apresenta uma série de argumentações que estimulam o interesse do consumidor e, ao mesmo tempo, esclarece sobre a qualidade e os benefícios do produto.
c)
· Derivação sufixal: fórmula, tecnológica, durante, combater, hidratante, textura, resistente.
· Derivação prefixal e sufixal: exposição, antioxidante.
· Siglonimização: UVA, UVB, CAO.
· Composição por justaposição: fotoequilíbrio, fotoestável, fotoenvelhecimento.
· Parassíntese: aproveitar
4)
a) Reflorestamento, desqualificar
b) Desonestidade, inconstitucional, reintegração
5)
a) Pessoal. Sugestão: Mostrar que muitas pessoas não compreendem o texto quando ele não é apresentado explicitamente. O companheiro do rato não entendeu que a fala foi uma indireta para ele passar a comer de boca fechada.
b) Onomatopeias.
c) Ambiente é substantivo, mas passou a adjetivo ao caracterizar o substantivo música.
6)
a) Composição por aglutinação
b) Onomatopeia
c) Palavra-valise
d) Estrangeirismo
e) Abreviação
f) Siglonimização
g) Derivação prefixal e sufixal
h) Derivação parassintética
i) Hibridismo
j) Composição por justaposição
k) Estrangeirismo
l) Derivação regressiva
7)
a) Na verdade, o blog de Aline não era de boa qualidade, já que conseguiu agradar apenas a uma pessoa masoquista.
b) Neologismos: blog, fotolog; derivação regressiva: fracasso, renda.
http://dialogoeducacional.blogspot.com/2011/11/formacao-de-palavras-1-ano-em.html
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