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VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

  Os tipos de variação linguística são: geográficas, históricas, sociais e situacionais. Variação regional ou geográfica (diatópica) : ocorr...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Orações coordenadas e uso da vírgula

 

Orações coordenadas

 As orações coordenadas são classificadas em: sindéticas e assindéticas. 


Sindéticas: são orações coordenadas introduzidas por conjunção. 

Exemplo: Deve ter chovido à noite, pois o chão está molhado. 


Assindéticas: são as orações coordenadas que não são introduzidas por conjunção.

 Exemplo: Tudo passa, tudo corre: é a lei.


As orações coordenadas sindéticas são classificadas de acordo com a conjunção coordenativa que as introduz. 


Podem ser: - 

Aditivas: estabelecem ideia de adição, soma.

Exemplo: Não venderemos a casa, nem (venderemos) o carro. 

São conjunções aditivas: e, nem, mas, também. - 


-Adversativas: estabelecem oposição, adversidade. 

Exemplo: Gostaria de ter viajado, mas não tive férias. 

São conjunções adversativas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto. 

- Alternativas: estabelecem alternância. 

Exemplo: Siga o mapa ou peça informações. 

São conjunções alternativas: ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer, siga...siga.


 - Conclusivas: estabelecem conclusão. 

Exemplo: São todos cegos portanto não podem ver. 

São conjunções conclusivas: portanto, logo, por isso, pois, assim. 


- Explicativas: estabelecem explicação. 

Exemplo: Senti frio, porque estava sem agasalho.

 São conjunções explicativas: que, porque, pois, porquanto 



1) As Orações Coordenadas Aditivas expressam a ideia de soma.

 A alternativa abaixo que não apresenta essa ideia de soma é: 

a) ( ) Ora gosta de pizza, Ora gosta de hambúrguer 

b) ( ) Gosto de Museu, bem como de Teatro. 

c) ( ) Jéssica conheceu Portugal e Espanha. 

d) ( ) Gosta de ficar em casa, como também gosta de sair. 


a) Senti frio, porque estava sem agasalho.

b) Não venderemos a casa, nem (venderemos) o carro.

c) Gostaria de ter viajado, mas não tive férias.

d) Siga o mapa ou peça informações.

e) São todos cegos portanto não podem ver.


2) Relacione as Orações Coordenadas Acima:

 (  ) Oração Coordenada Sindética Aditiva. 

(  ) Oração Coordenada Sindética Adversativa.

(  ) Oração Coordenada Sindética Alternativa. 

(  ) Oração Coordenada Sindética Conclusiva. 


( 3 ) Oração Coordenada Sindética Explicativa. 

( ) Não fale mais, que ele já ouviu o suficiente. 

( ) Fiz tudo que ela pediu, ainda assim não ficou satisfeita. 

( ) Cheguei e fui tomar um banho. 

( ) Ora cumprimenta, Ora não cumprimenta.

 ( ) O diretor ainda não chegou, de modo que não podemos começar a reunião.


4) Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma frase coordenada Assindética. 

As orações coordenadas Assindéticas não apresentam nenhum conectivo de ligação, já as orações coordenadas Sindéticas, são ligadas por um conectivo de ligação. ( Conjunções). 


 5) A frase correta abaixo é: 

a) ( ) Na festa da Natália comemoramos, cantamos, dançamos a noite toda. 

b) ( ) O Funcionário não quer trabalhar, aprender, estudar. 

c) ( ) Cheguei cedo, portanto terei de esperar a escola abrir. 

d) ( ) minha avó costuma fazer bolos, tortas, pudins. 


6) Todas as alternativas abaixo apresentam uma conjunção coordenativa adversativa, exceto somente uma não tem. Qual delas? 

Marque-a. 

a) ( ) Ele trabalha muito, porém nunca guarda dinheiro. 

b) ( ) José gosta de cantar, contudo dança muito melhor. 

c) ( ) demoramos para chegar na praia, pois estava muito trânsito. 

d) ( ) Carla estava de mau humor, no entanto, apresentou muito bem o trabalho. 


7) “”Eles estão brigando muito, logo irão se divorciar.” A frase é uma oração coordenada: 

a) ( ) Explicativa   

b) ( ) Adversativa   

c) ( ) Conclusiva   

d) ( ) Aditiva   

e) ( ) Alternativa


8) Observe a frase: 

“ Faço todos os trabalhos de casa de manhã, ________ fico com a tarde livre. 

A lacuna acima não pode ser substituída pela conjunção.

 Marque a conjunção que não pode ser completada na frase acima. 

a) ( ) Pois         

b) ( ) assim         

c) ( ) Consequentemente        

d) ( ) contudo            

e) ( ) logo


9) Veja a frase: “ Não entendia, ou fingia não entender.” A palavra destacada é uma conjunção coordenativa: 

a) ( ) Aditiva 

b) ( ) Explicativa 

c) ( ) Adversativa

d) ( ) Alternativa 

e) ( ) Conclusiva


10 ) As Orações: 

I -- Gosto de Praia, mas também de montanha. 

II – tem fome, mas não come direito. 

Nas Orações acima, as conjunções destacadas, transmitem a ideia de: 

a) ( ) I – Adição , II - Oposição 

b) ( ) I – Adição, II - Conclusão 

c) ( ) I – Explicação , II - Oposição 

d) ( ) I – Explicação , II - Conclusão 

e) ( ) I – Alternativa, II - Oposição


9 ) Como são Classificadas as Orações Coordenadas Sindéticas? 


10) Como se divide as Orações Coordenadas?


CONEXÕES 


ADIÇÃO 

E, pois, além disso, e ainda, mas também, por um lado … por outro 

CAUSA 

É evidente que, certamente, naturalmente, evidentemente, por 

REAFIRMAÇÃO 

Nesse sentido, nessa perspectiva, em outras palavras, ou seja, novamente, em suma, em resumo, dessa forma, outrossim, dessarte, destarte 

SEMELHANÇA 

Do mesmo modo, tal como, assim como, pela mesma razão

 OPOSIÇÃO/RESTRIÇÃO 

Mas, apesar de, no entanto, entretanto, porém, contudo, todavia, tampouco, por outro lado


preposições: a, ante, após até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

valores: lugar, tempo, modo, distância, causa, companhia, instrumento, finalidade.


conjunções;

  • conjunções Integrantes - sem valor semântico, apenas ligam orações: que, se 
  • Causais - causa motivo:  porque, como, já que, visto que 
  • Condicionais - condição: se, caso, desde que, contanto que
  • Consecutivas- consequência: que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que 
  • Comparativas - comparação:  como, que (precedido de mais ou menos), assim como 
  • Conformativas - conformidade: como, conforme, segundo 
  • Concessivas - concessão: embora, se bem que, mesmo que, ainda que 
  • Temporais  - tempo: quando, assim que, antes que, depois que 
  • Finais -finalidade: para que, a fim de que, que 
  • Proporcionais- proporção: à medida que, à proporção que


pronomes (ele, ela, sua, este, aquele, o qual), 

advérbios e locuções adverbiais (aqui, lá, logo, antes, dessa maneira, aos poucos) 

e palavras denotativas (afinal, inclusive, senão, apenas, então, entre outras).


(EF08LP11 E EF69LP56


AULA 2

 ORAÇÕES COORDENADAS.

1 - "Mas" é uma conjunção adversativa e equivale a "porém", "contudo", "entretanto", "no entanto". 
Exemplo: Fez muita força para abrir a porta, mas não conseguiu.

2 - " Mais" pode atuar como pronome ou advérbio de intensidade, opondo-se geralmente a "menos". 
Exemplo: Ela fez mais trabalhos durante o ano.
A Alemanha é um dos países mais ricos do mundo.














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Trabalho de Pesquisa 7º ano - ORAÇÕES COORDENADAS. 

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Modelo do trabalho

1) Aditivas: ideia de adição ou união.

Conjunções: 

e / nem / mas também / como também / não só...mas ainda

exemplo: 

  • Não comi bolo nem torta.
  • Eu viajo de carro e de motocicleta. 

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Faça igual ao MODELO com as demais orações: 

 

  • aditivas
  • adversativas
  • alternativas
  • explicativas
  • conclusivas
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Dica de fonte: 


EXERCÍCIO - SALA DE AULA







































EXERCÍCIO 
Observe o enunciado da charge “Vendo, logo existo!”1. Trata-se de um período composto. Quantas orações há nele?

2. Que valor semântico a conjunção 
LOGO estabelece entre as orações do período?

3. Reescreva o enunciado substituindo a conjunção LOGO por outra de mesmo valor semântico.


Resposta: 

1. Nesse período, há duas orações, pois há duas formas verbais: 

"vendo" (vender) e "existo" (existir).

2. A conjunção LOGO estabelece o sentido de conclusão.


O personagem chegou a CONCLUSÃO que ele existe porque ele vende. 

3. Reescrita do enunciado:

“Vendo, portanto/por isso/então existo!” 

(pode ser trocadas qualquer uma dessas conjunções conclusivas).

• Conclusivas: logo, portanto, então, por isso, assim, pois (posposto ao verbo)



USO DA VÍRGULA E EXERCÍCIOS DE ORAÇÕES COORDENADAS

 A VÍRGULA E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO 


























A vírgula [ , ] é um sinal de pontuação que separa elementos dentro de uma oração e orações dentro de um período. Marca uma pequena pausa. A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na Língua Portuguesa. Existem algumas regras para o uso da vírgula, e elas são baseadas na gramática. Vejamos algumas delas:

João, Maria, Ricardo, Pedro e Augusto foram almoçar. 

Note que antes de “e Augusto” não tem vírgula. 

1 - Regra geral, não se usa vírgula antes de “e”. Há um caso específico que explico mais à frente.

Quando se usa vírgula antes de “e”? 
Vimos em cima que, regra geral, não se usa vírgula antes de “e”. 

Há só um caso em que se usa vírgula, que é quando a frase depois do “e” fala de uma pessoa, coisa, ou objeto (sujeito) diferente da que vem antes dele. Assim:

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SUJEITOS DIFERENTES: 
sol já ia fraco, e a tarde era amena. 
Note que a primeira frase fala do sol, enquanto a segunda fala da tarde. 

Os sujeitos são diferentes. Portanto, usamos vírgula. 

mulher morreu, e cada um dos filhos procurou o seu destino. 

O mesmo caso, a primeira oração diz respeito à mulher, a segunda aos filhos
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2. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR EXPLICAÇÕES QUE ESTÃO NO MEIO DA FRASE 

Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas por vírgula. Exemplos: 

Mário, o jovem que traz o pão , não veio hoje.

 Dá-se uma explicação sobre quem é Mário.

 Eu e tu,que somos amigos,não devemos guerrear. 

O trecho destacado explica algo sobre “eu e tu”, portanto deve estar entre vírgulas. A classificação do trecho seria oração adjetiva explicativa.

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3. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR O LUGAR, O TEMPO OU O MODO QUE VIER NO INÍCIO DA FRASE 

Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros 

— iniciar a frase, usa-se vírgula. 

Noutras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado. Exemplos: 

Lá fora, o sol está de rachar! “Lá fora” é uma expressão que indica “lugar”. 

Um adjunto adverbial de lugar. 

Na semana passada, todos vieram jantar aqui em casa. 

“Na semana passada” indica tempo. 

Adjunto adverbial de tempo. De um modo geral, não gostamos de pessoas estranhas.

 “De um modo geral” é sinônimo de “geralmente”, adjunto adverbial de modo , por isso tem vírgula.

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4. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR ORAÇÕES INDEPENDENTES


 Orações independentes são aquelas que têm sentido, mesmo estando fora do texto. Já vimos um tipo dessas, que são as orações coordenadas assindéticas, mas também há outros casos. Exemplos: 

Acendeu um cigarro, cruzou as pernas, estalou as unhas, demorou o olhar em Mana Maria. 

Neste exemplo, cada vírgula separa uma oração independente. Elas são coordenadas assindéticas. 


COORDENADAS SINDÉTICAS E ASSINDÉTICAS 

Eu gosto muito de chocolate, mas não posso comer para não engordar. 

Eu gosto muito de chocolate, porém não posso comer para não engordar. 

Eu gosto muito de chocolate, contudo não posso comer para não engordar.

 Eu gosto muito de chocolate, no entanto não posso comer para não engordar. 

Eu gosto muito de chocolate, entretanto não posso comer para não engordar. 

Eu gosto muito de chocolate, todavia não posso comer para não engordar. 


Antes de todas essas palavras, chamadas de conjunções adversativas, tem vírgula.

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    CONJUNÇÕES COORDENATIVAS 




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EXERCÍCIOS ORAÇÕES COORDENADAS 

1- Relacione as colunas de acordo com a classificação das orações coordenadas.

(    ) Eu não vou comer hambúrguer, nem tomar refrigerante. 
(    ) Eu queria ficar no litoral, mas tenho que trabalhar amanhã. 
(    ) Os anos passavam, a responsabilidade crescia. 
(    ) Irei de avião ou pegarei um ônibus. 
(    ) Ficou doente, por isso não comparecerá à reunião. 
(    ) Ela estava comemorando porque foi aprovada. 

I. Oração coordenada sindética conclusiva. 
II. Oração coordenada sindética explicativa 
III. Oração coordenada sindética aditiva. 
IV. Oração coordenada assindética. 
V. Oração coordenada sindética adversativa. 
VI. Oração coordenada sindética alternativa 

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2- Classifique as orações coordenadas sindéticas. 

a) Deve ter ventado bastante porque há muitas folhas no chão. 
b) Penso, logo existo. 
c) Viajarei de ônibus ou alugarei um carro. 
d) Ela está de férias, mas não viajou. 
e) Mariana é rica e trabalha muito. 

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3) Classifique as orações coordenadas sindéticas em destaque:

( 1 ) aditivas  ( 2 ) adversativas  ( 3 ) alternativas  ( 4 ) conclusivas ( 5 ) explicativas 

(  ) Ou galopa ou sai da estrada. (Refrão gaúcho) 
(  ) Os operários protestam, reclamam e exigem explicações. 
( ) Decerto choveu nas cabeceiras do rio, porque o caudal avolumou-se muito, hoje. 
(  ) Os argumentos sobre os malefícios da poluição não os abalam nem comovem. 
(  ) O homem depende do solo e da flora; deve, pois, preservá-Ios. 
( ) "O navio deve estar mesmo afundando, pois os ratos já começaram a abandoná-lo." (Érico Veríssimo) 
(   ) Seremos vencedores ou iremos provar o amargor da derrota? 
(   ) O rio ora se estreitava, ora se alargava caprichosamente. 
(   ) Mônica não era uma beldade, contudo impunha-se pela sua simpatia. 

Mais sobre o USO DA VÍRGULA:


 Gabarito 

1-
 a) (III) b) ( V ) c) (IV ) d) ( VI ) e) ( I ) f) ( II ) 

2- 
a) Oração coordenada sindética explicativa. 
b) Oração coordenada sindética conclusiva. 
c) Oração coordenada sindética alternativa. 
d) Oração coordenada sindética adversativa. 
e) Oração coordenada sindética aditiva.



 3- (3) (1) (5) (1) (4) (5) (3) (3) (2) 

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