CITAÇÃO DO DIA

Não apequene para caber onde você transborda.

Postagem em destaque

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

  Os tipos de variação linguística são: geográficas, históricas, sociais e situacionais. Variação regional ou geográfica (diatópica) : ocorr...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS- HOMÔNIMAS - E USO DOS QUÊS E PORQUÊS

 CONHECIMENTO PRÉVIO E AMBIENTAÇÃO 






SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS









SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS


Homófonas - grafia diferente porém tem o mesmo som;

EX: A cela do presídio está lotada:
A sela do cavalo está velha.

Homógrafas -Tem a mesma grafia e sons diferentes:

EX: Eu começo a trabalhar dia 21:
O começo do filme é ótimo.

Parônimas - São palavras com a escrita e pronúncia parecidas, mas com o significado (sentido) diferente:

EX: O homem fez uma bela descrição da mulher:

Use a sua discrição, Fernando.




Sinônimos são palavras de significado igual ou parecido. As palavras de significado igual são os sinônimos perfeitos. As palavras de significado aproximado são os sinônimos imperfeitos.




















Antônimos

Antônimos são palavras que têm significado oposto. Amor e ódio, bom e mau são exemplos de antônimos.





Palavras homônimas

Chamam-se homônimas todas as palavras que apresentam coincidências. Tais coincidências podem ser de grafia ou de pronúncia ou mesmo de ambas.







a) Palavras homógrafas: têm coincidência na grafia.

Exemplos:

Tragam-me uma colher.

Vou colher bons frutos.


O substantivo e o verbo apresentam a mesma grafia, embora se pronunciem de forma diferente. São homônimas. 
Chamam-se homógrafas, porque têm a mesma grafia.


b) Palavras homófonas

Exemplos:

Ouçam este concerto!

Este carro já não tem conserto.






O substantivo conserto (= reforma) tem a mesma pronúncia do substantivo concerto (= acordo), embora sejam grafados diferentemente. São homófonas.


c) Palavras homônimas perfeitas: coincidência de grafia e de pronúncia.




Exemplos:

Ele vende mangas e laranjas.
A costureira vai reformar as mangas da camisa.

Palavras parônimas

Confira alguns exemplos de palavras que nunca apresentam coincidência gráfica ou fonética; apenas são semelhantes.

  • Absolver (perdoar) e absorver (aspirar)
  • Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico)
  • Aprender (tomar conhecimento) e apreender (capturar)
  • Cavaleiro (que cavalga) e cavalheiro (homem gentil)
  • Comprimento (extensão) e cumprimento (saudação)
  • Coro (música) e couro (pele animal)
  • Delatar (denunciar) e Dilatar (alargar)
  • Descrição (ato de descrever) e discrição (prudência)
  • Despensa (local onde se guardam alimentos) e dispensa (ato de dispensar)
  • Docente (relativo a professores) e discente (relativo a alunos)
  • Emigrar (deixar um país) e imigrar (entrar num país)
  • Eminente (elevado) e iminente (prestes a ocorrer)
  • Flagrante (evidente) e fragrante (perfumado)
  • Fluir (transcorrer, decorrer) e fruir (desfrutar)
  • Imergir (afundar) e emergir (vir à tona)
  • Inflação (alta dos preços) e infração (violação)
  • Infligir (aplicar pena) e infringir (violar)
  • Mandado (ordem judicial) e mandato (procuração)
  • Osso (parte do corpo) e ouço (verbo ouvir)
  • Peão (aquele que anda a pé, domador de cavalos) e pião (brinquedo)
  • Precedente (que vem antes) e procedente (proveniente de; que possui fundamento)
  • Ratificar (confirmar) e retificar (corrigir)
  • Recrear (divertir) e recriar (criar novamente)
  • Tráfego (trânsito) e tráfico (comércio ilegal)
  • Soar (produzir som) e suar (transpirar)





Existem expressões parônimas que devem chamar a atenção do usuário da língua, uma vez que seu mau emprego denota despreparo quanto ao vocabulário da língua. Eis mais alguns:

A PAR: Sugere estar bem informado, ter conhecimento de algo.
Exemplo:
Estou a par de sua situação.

AO PAR:
Emprega-se relativamente à cotação monetária.
Exemplo:
O real e o dólar hoje estão ao par.

AFIM: Aquilo que é igual, semelhante, análogo.

Exemplo:
O objetivo do mestre deve ser afim ao dos alunos.





Somos pessoas afins, por isso estou a fim de namorar com você. 


A FIM (DE): Expressa ideia de finalidade.

Exemplo:  Não estou a fim de sair hoje.

À MEDIDA QUE:
Expressa relação de proporcionalidade; equivale à expressão à proporção que.

Exemplo: À medida que estudo, progrido.

NA MEDIDA EM QUE: Corresponde a tendo em vista que. Expressa uma noção causal.

Exemplo: Na medida em que estava despreparado, tive problemas na prova.


SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS

SENÃO ou SE NÃO

Senão eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz?

-se + não = conjunção + adverbio = caso não
-senão = do contrário - a não ser

Proibida pra mim (Charlie Brown Jr.)

Ela achou meu cabelo engraçado
Proibida pra mim no way
Disse que não podia ficar
Mas levou a sério o que eu falei
Eu vou fazer de tudo que eu puder
Eu vou roubar essa mulher pra mim
Eu posso te ligar a qualquer hora mas eu nem sei seu nome!
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz? ...Guerra!
Eu me flagrei pensando em você
Em tudo que eu queria te dizer
Em uma noite especialmente boa
Não há nada mais que a gente possa fazer
Eu vou fazer tudo o que eu puder
Eu vou roubar essa mulher pra mim
posso te ligar a qualquer hora mas eu nem sei seu nome!
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz?...
Guerra!

SENÃO:  Equivale às expressões do contrário ou a não ser.

Exemplos:

Tome o remédio, senão pode ficar pior.
Você nada faz, senão interromper o trânsito.

SE NÃO: Trata-se de duas palavras: conjunção condicional se e advérbio não. Equivale à conjunção caso.

Exemplo: Só irei à cidade, se não chover. (caso não chova.).

Muitas pessoas têm dúvida quanto a usar senão. Essa palavra equivale à expressão do contrário. Isso quer dizer que o aluno deve comportar-se; do contrário, será expulso da sala. Entretanto, quando se quer indicar condição, usa-se se não, equivalendo a caso não. Caso o professor não o queira na sala, que o expulse!

CLASSIFICAÇÃO E USOS DA PALAVRA "QUE"

a) Substantivo:

desde que haja determinante (artigo, numeral ou pronome adjetivo). Aparece sempre com acento circunflexo.

Exemplos:

Ela sempre tem um quê de felicidade nos olhos.
Naquela prova, dois quês salvaram a minha pele.
Este quê sempre causa algum problema.

b) Interjeição: seguido de ponto de exclamação. Exprime emoção ou admiração. Também acentuado.
Exemplo: Quê! Você por aqui?!

c) Advérbio:  denota intensidade. Equivale a quão. Precede um adjetivo em frases exclamativas.

Exemplo:  Que lindo está o dia!

d) Pronome adjetivo:

em orações interrogativas (pronome interrogativo) e exclamativas (pronome indefinido).

Exemplos:
Que horas são?
Que trabalho espetacular!


e) Pronome substantivo: em orações interrogativas (interrogativo) e em orações exclamativas (indefinido).

Exemplos:
Que disseste?
Que preguiça!

f) Pronome relativo:
inicia orações subordinadas adjetivas; sempre retoma o termo antecedente posto na oração principal.

Exemplo:

Nunca comprei o livro que eu quero. (= eu quero o livro). Neste caso a palavra "que" refere-se ao antecedente o livro.

g) Conjunção:

pode ser coordenativa (aditiva: = e), (adversativa: = mas) (explicativa: = pois).

Exemplos:

Fala que fala e não o entendemos.
Outro que não eu irá ao escritório.
Volte rápido que tenho pressa.

Pode ser subordinativa.
Orações subordinadas substantivas e as subordinadas adverbiais.

h) Preposição:

Equivale a de.
Exemplo:
Tenho que sair mais cedo. (= Tenho de sair mais cedo.).

Notas:
Na expressão é que, funciona como partícula de realce (expletiva). Exemplo: Isso é que é trabalho!
Em final de frase sempre se acentua a palavra "que".

Palavra expletiva- Palavra ou expressão redundante ou desnecessária, mas que dá ênfase, força, graça, etc.

Uso dos PORQUÊS















Exercício

O uso dos “porquês”

1) Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.
a – Não sei o ———– de tanta euforia.
b – Você não compareceu à reunião —————–?
c – Os caminhos ———- percorremos são tortuosos.
d – ————— não desiste dessa aventura maluca?
e – Voltamos —————- estávamos com muita saudade



Respostas
a – porquê
b – por quê?
c – por que
d – por que
e – porque












1) Complete 
a) A palavra MAL nessa tirinha é o antônimo de ________________________.

b) Se a personagem não estivesse MAL HUMORADA, ela estaria ___________ humorada.



2) Leia as frases e complete-as com MAU ou MAL:

a) João tem um vizinho muito _____________.
b) Sônia passou muito _____________ ontem à noite.
c) É preciso cortar o ______________ pela raiz.
d) Rebeca olhou para Ricardo e achou que ele estava com uma cara de _______________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário