CITAÇÃO DO DIA

Não apequene para caber onde você transborda.

Postagem em destaque

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

  Os tipos de variação linguística são: geográficas, históricas, sociais e situacionais. Variação regional ou geográfica (diatópica) : ocorr...

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Os 4 temperamentos e a personalidade

 DIA 02 - 06- 2023

ITINERÁRIO FORMATIVO:

 Construção da personagem: corpo e emoção





Conhecer os tipos de temperamentos, saber qual é o seu e perceber qual é o dos outros, pode te ajudar a construir relações mais saudáveis

  • O que são temperamentos?
  • Quais são os 4 tipos de temperamentos?
  • Como cada temperamento se comporta?

A nossa presença informa uma série de possibilidades a nosso respeito, da mesma forma que a presença de uma pessoa pode informar algumas possibilidades a respeito dela. Aqui está o PODER DOS 4 TEMPERAMENTOS, com ele nós podemos conhecer nossas possibilidades individuais, conhecer aos outros melhor e saber como lidar com os aspectos da vida humana.

 O temperamento, ou perfil comportamental, define como cada pessoa pensa, sente e age. Ao analisar o tipo de temperamento que mais condiz com as características, tendências emocionais, humor e personalidade, consegue-se compreender muitas coisas a nosso respeito.

Entender e compreender cada um deles é uma ótima maneira de melhorar, exercitar hábitos saudáveis, utilizando o temperamento no seu positivo. Dessa forma criamos padrões possibilitadores.

Para trabalhar o nosso temperamento precisamos conhecê-lo e para isso é necessário o autoconhecimento, e entender que ele é uma característica que nos acompanha ao longo de toda a nossa vida. Mas isso não significa que ele não pode ser trabalhado, moldado, para que alguns traços, que podem ser prejudiciais para nós e para as pessoas com quem convivemos, não tenham tanto destaque.

Antes de começar a explicar cada um deles, é importante falar que não necessariamente temos apenas um temperamento. Podemos ter traços de outros, mas, geralmente, um deles impera em nossa personalidade.

Os 4 temperamentos

1. COLÉRICO

Pessoas com temperamento colérico sempre buscam se EXPANDIR e LIBERAR ENERGIA, ou seja, são pessoas estimuladas pelas adversidades, que tem uma habilidade grande pra liderança e que gostam de desafios. Assim como o fogo, são objetivos e explosivos, porém tem uma tendência a soberba, por conta disso precisam treinar a humildade.

O fogo descontrolado pode acabar com a vida das pessoas ao redor, mas quando controlado nos aquece e nos dá segurança. Dá mesma forma a pessoa COLÉRICA quando não controlada se torna MANIPULADORA, IMPACIENTE E DOMINADORA, mas quando controlada se torna uma pessoa CENTRADA, DECIDIDA e CONFIANTE, o que normalmente as leva a grandes conquistas pessoais.

  • Pontos fortes: determinação, habilidade de liderança e praticidade;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: egocentrismo, intolerância e impaciência.

2. MELANCÓLICO

Assim como a terra, pessoas com esse temperamento tem característica de REPOUSO E RESISTÊNCIA, ou seja, são pessoas sólidas, profundas e consistentes, tal como uma rocha. São analíticos, buscando sempre identificar os problemas e obstáculos. Extremamente persistentes e buscam a ordem e a estrutura. Assim como uma rocha, são difíceis de se conviver, e por conta disso precisam buscar um maior envolvimento, entendendo que a vida é feita das coisas bobas também.

A terra largada pode ser um local de pragas e ervas daninhas, mas se controlada, pode se tornar o local, onde as melhores sementes irão germinar e dar frutos. Da mesma forma, a pessoa quando não controlada, se torna PESSIMISTA, CRÍTICA E ANTISSOCIAL, mas quando desenvolvido se torna, OBSTINADO, SENSÍVEL E LEAL, o que os leva a grandes sacrifícios pessoais em troca de grandes realizações.

  • Pontos fortes: lealdade, dedicação e sensibilidade;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: egoísmo, pessimismo e inflexibilidade.

3. FLEUMÁTICO

Representado pela água, pessoas fleumáticas buscam o REPOUSO se ADAPTANDO ao exterior, ou seja, são pessoas tranquilas, pacientes, que conseguem se adaptar a qualquer ocasião. Organizadas e diplomáticos, estando quase sempre rodeada de amigos. Assim como a água, eles se adequam ao ambiente, e por conta disso precisam tomar cuidado para não se tornar totalmente passivo em relação à vida, ela precisa tomar a iniciativa!

A água parada é um ótimo local para mosquitos da dengue e outras larvas, já a água represada se torna uma grande geradora de energia. Dá mesma forma o FLEUMÁTICO não controlado, fica ACOMODADO, DESMOTIVADO E INDECISO, mas quando desenvolvido se torna, CONSISTENTE, EFICIENTE E CONFIÁVEL, o que os torna grandes exemplos a serem seguidos.

  • Pontos fortes: são equilibrados e confiáveis;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: lentidão, resistência as mudanças e indecisão.

4. SANGUÍNEO

São representados pelo ar, assim como o ar, pessoas sanguíneas são ENVOLVENTES e que LIBERAM ENERGIA, ou seja, são pessoas de espírito alegre e extrovertido, espontâneas e que buscam ser o centro das atenções. Pessoas falantes, animadas e de fácil convivência, que gostam de estar com mais pessoas, tal como o ar, os sanguíneos invadem o ambiente precisando tomar cuidado para não se tornarem inconvenientes, por conta disso, precisam treinar a adequação de discurso.

O ar poluído, mata o ar limpo restaura o ambiente e salva vidas. Da mesma forma, o sanguíneo, não controlado se torna, INSEGURO, BARULHENTO e EXAGERADO, mas quando desenvolvido, se torna, AGRADÁVEL, SIMPÁTICO e OTIMISTA.

  • Pontos fortes: são comunicativos, resilientes, adaptáveis e entusiastas;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: impulsividade, falta de atenção, superficialidade e exagero.

Esses foram os 4 TEMPERAMENTOS, lembrando que não existem temperamento bom ou ruim, nem suas características são boas ou ruins, eles são como o próprio nome diz, o TEMPERO da vida de cada um.

Se vamos usar bem ou não este tempero depende de cada um, ou seja, não use como rótulo, ele é apenas uma base de como cada um vive.

Agora que você já conhece os 4 Temperamentos humanos, nos conte, qual é o seu temperamento?




A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser. Tal característica é formada ao longo do período de crescimento, ou seja, inicia-se na infância de acordo com o tratamento que recebe e com o modo de vida que tem dentro de seus ambientes, sejam eles o lar, a escola e os demais.


A personalidade em formação na criança não deve ser exigida, pois esse fato implicaria no amadurecimento precoce dessa e conseqüentemente na perca de sua infantilidade. Ao contrário, a formação da personalidade pode ser estimulada através da personalidade de seus pais, educadores e outros que permanecem próximos a tais crianças por longos períodos. A partir das atitudes características da personalidade de cada indivíduo a criança passa a ser influenciada por tais e passa a manifestá-las demonstrando sua vontade. A essas pessoas ligadas à criança cabe a responsabilidade da formação inconsciente do caráter, dos sentimentos, do psicológico, do temperamento, da inteligência e de outros.

De acordo com a formação que recebe na infância uma pessoa pode desenvolver sua personalidade de forma introvertida ou extrovertida. Uma pessoa introvertida concentra seus interesses em si próprio ao contrário da extrovertida que demonstra seus interesses nas situações que ocorrem no meio externo, na vida social e na relação com terceiros.

De acordo com diferentes manifestações de personalidade, uma pessoa pode demonstrar insegurança, perturbação, agressividade, ansiedade, neurose, frustração e mais. Ao contrário, pode manifestar segurança, autocontrole, autoconfiança, sociabilidade e mais. Pessoas debilitadas emocionalmente sempre manifestam sentimentos, atitudes e pensamentos negativos, podendo desenvolver transtornos de personalidade:

Transtorno obsessivo: Também chamado de transtorno anancástico, é caracterizado por sentimentos de perfeccionismo, dúvidas, impulsos repetitivos, obstinação, organização, detalhismo, fixação por horários e regras.

Transtorno paranóide: Caracterizado por sentimento de desconfiança, enganação, recusa a perdoar deslizes e insultos, distorção a falas e fatos e fanatismo.

Transtorno esquizóide: Caracterizado por desinteresse social, isolamento, desinteresse por relações íntimas, emocional frio e distante, indiferença a críticas e elogios e incapacidade de expressar sentimentos.

Transtorno dissocial: Também chamado de transtorno anti-social, é caracterizado por desprezo aos direitos alheios, impulsão, enganos, mentiras, intolerância a frustrações, comportamento fantasioso, incapacidade de assumir culpas, amoralidade e psicopatia.

Transtorno boderline: Também chamado de transtorno com instabilidade social, é caracterizado por reações imprevisíveis, agressivas e explosivas, alterações de humor, perturbação da sua imagem, comportamento autodestrutivo e gestos suicidas.

Pessoas que se fixam em suas limitações, seus conflitos, suas deficiências e frustrações acabam por desenvolver algum transtorno de personalidade que reduz consideravelmente sua personalidade inicial. Os transtornos de personalidade podem ser tratados através de psicoterapia e de psicanálise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário