CITAÇÃO DO DIA

Não apequene para caber onde você transborda.

Postagem em destaque

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

  Os tipos de variação linguística são: geográficas, históricas, sociais e situacionais. Variação regional ou geográfica (diatópica) : ocorr...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO

FRASE, ORAÇÃO e PERÍODO 

FRASE = SENTIDO COMPLETO

 Exemplos de frases:

 – Ai! 

– Socorro!

 – O quê? 

– Mas que coisa terrível! 

– Quanta bagunça... 

– Que tragédia! 

– Como assim? 

– Tenho muito a fazer. 

– Fogo! 

 

ORAÇÃO = PRESENÇA DE VERBO

Exemplos de orações: 

- Corra! 

- Fala!

PERÍODO -Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo.

Os períodos podem ser simples ou compostos. 

Período simples = um verbo = uma oração

 Exemplo: As casas são muito pequenas. (verbo ser) 

Período composto = mais de um verbo = mais de uma oração 

Exemplo: Maria me ligou para falar bem de você. 

(Período composto por duas orações: verbos ligar e falar.)


 1. Leia os enunciados abaixo e classifique quem;

  FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO (simples e composto):


a) Que medo!

b) Ele chutou a porta.

c) Coitadinho do garoto que perdeu a mãe e foi expulso da escola!

d) O povo odeia os governantes corruptos.

e) Transmitirei o recado a sua namorada porque gosto de você.

f) Coragem, companheiro!

g) Que voz estranha!

h) A lanterna produzia boa claridade, mas mesmo assim não achei o que procurava.

i) Luizinho, não!

j) As risadas não eram normais.

k) Que alívio, meu Deus!

l) Mano, que golaço!

m) Vocês assistiram à transmissão do jogo pela tevê?

n) Em vez de nadar, preferiram jogar bola.

o) O futebol povo paixão pelo tem brasileiro.

p) Correram para a garagem e entraram no carro.

q) O sobre verde era gramado céu.

r) Clara passeava com as crianças no jardim.

s) Mão Luizinho trêmula.

t) Fui, vim e venci.

u) Sois anjo que me tenta e não me guarda.

v) Diga logo se vai poder sair hoje comigo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário