CITAÇÃO DO DIA

Não apequene para caber onde você transborda.

Postagem em destaque

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

  Os tipos de variação linguística são: geográficas, históricas, sociais e situacionais. Variação regional ou geográfica (diatópica) : ocorr...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

PRONOME POSSESSIVO

 




Pronomes possessivos - ideia de posse e pessoa gramatical (possuidor)

meu carro está lá na esquina.
     👇
pronome possessivo  
Eu (possuidor 1ª pessoa do singular)


O teu carro está lá na esquina
     👇
pronome possessivo 
Tu ( possuidor 2ª pessoa do singular)

PRONOMES POSSESSIVOS

Singular 1ª pessoa   👉 meu, minha, meus, minhas
               2ª pessoa   👉 teu, tua, teus, tuas
               3ª pessoa   👉seu, sua, seus, suas 


Plural   1ª pessoa  👉 nosso, nossa, nossos, nossas
             2ª pessoa 👉  vosso, vossa, vossos, vossas 
             3ª pessoa 👉  seu, sua, seus, suas 


O pronome possessivo concorda em pessoa com o possuidor 
e gênero e em número com a coisa possuída. 

meu livro está na bolsa. 
        👇
1ª primeira pessoa do singular

Os meus livros ficaram na escola 
      👇          👇
masc          masc
plural          plural 


PRNOMES POSSESSIVOS:

1ª pessoa do singular

meu(s), minha(s)

2ª pessoa do singular

teu(s), tua(s)

3ª pessoa do singular

seu(s), sua(s)

1ª pessoa do plural

nosso(s), nossa(s)

2ª pessoa do plural

vosso(s), vossa(s)

3ª pessoa do plural

seu(s), sua(s)


1) Complete as lacunas nas frases abaixo com pronomes possessivos.

a) ___ camisa é bonita e____ cinto é de couro.
b)_____time jogou mais uma partida e ___ time já está fora do campeonato.
c) ___ notas foram boas.
d) ____ notas são boas, mas o____ comportamento é péssimo.
e) Eu perdi o ___ número.
f) Tu tens muita sorte. ____ sorte é inexplicável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário