Marília,__de__________de_____
EMEFEI Chico Xavier
Conteúdos
Este plano de aula trata das letras do alfabeto, trazendo possíveis abordagens para tratar do tema com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental.
● As letras do alfabeto;
● Vogais e consoantes;
● As letras e seus sons (fonemas); e
● Contação de história.
Objetivos
● Reconhecer todas as letras do alfabeto;
● Diferenciar vogais e consoantes;
● Relacionar as letras e seus sons;
● Escrever palavras simples e/ou conhecidas.
Ensine também:
Alfabetização inspirada em Paulo Freire: como fazer?
Alfabetização: produzindo uma lista com os combinados da turma
Palavras-chave:
Língua portuguesa. Alfabeto. Vogais. Consoantes. Sons das letras. Fonemas.
Série/Ano:
1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min./aula).
Proposta de trabalho:
Neste plano de aula, trataremos das letras do alfabeto, abordando seus fonemas e sua divisão entre vogais e consoantes.
Ao final, há uma contação de história e uma proposta de atividade, que visa consolidar o conteúdo trabalhado.
1ª Etapa: As letras do alfabeto
Para dar início a esta aula, sugerimos que você relembre com os seus alunos as letras do alfabeto. Você pode começar pedindo que cada um deles conte à turma com que letra começa o próprio nome e, se quiser, pode também acrescentar um desafio: além do próprio nome, cada criança pode dizer uma outra palavra que comece com a mesma letra.
Depois, em dois momentos distintos (sendo um coletivo e outro individual), exponha as letras do alfabeto e deixe que seus alunos tentem identificá-las, alternando momentos em que as letras são mostradas em ordem alfabética, com momentos em que as letras aparecem aleatoriamente. Para essa proposta, você poderá fazer uso de letras que eventualmente estejam fixadas na parede da sala de aula, de cartões com cada uma das letras ou, ainda, de letras móveis, como o material abaixo:
2ª Etapa: Vogais e consoantes
Para dar início a esta etapa, dê a oportunidade de seus alunos compartilharem o que sabem e de levantarem hipóteses, por meio de algumas perguntas norteadoras:
● vocês sabem quais são as letras do alfabeto que chamamos de “vogal”?
● vocês sabem quais são as letras do alfabeto que chamamos de “consoante”?
Deixe que todos exponham sua opinião, pois essa troca de ideias pode ser muito rica e levar à construção de conclusões essenciais para o processo de apropriação do conhecimento por parte de seus alunos. Sugerimos que você faça a mediação dessa conversa e que, ao final, peça que eles organizem as letras em vogais e consoantes, usando letras móveis.
Caso o resultado não seja ter as letras A-E-I-O-U agrupadas e as demais letras em um grupo distinto, faça perguntas e sugestões, para que a turma consiga chegar a isso.
3ª Etapa: As letras e seus sons (fonemas)
Neste ponto, a ideia é desenvolver e exercitar as relações entre as letras e seus respectivos sons (fonemas).
Para isso, sugerimos duas possíveis atividades:
Proposta 1:
Peça a seus alunos que escolham uma letra do alfabeto, sem dizer a ninguém qual foi a sua escolha. Cada um deverá fazer desenhos, em uma folha de papel, de ao menos cinco coisas que comecem com a letra eleita. É importante que os trabalhos sejam identificados.
Depois disso, recolha os desenhos e distribua-os aleatoriamente. Chame uma criança por vez, peça que ela mostre o trabalho à turma e que tente identificar qual foi a letra escolhida pelo seu colega.
Proposta 2:
Faça uma roda com a turma e, com fichas das letras do alfabeto em suas mãos, vá sorteando uma letra para cada aluno. A ideia é que a criança diga a primeira
4ª Etapa: Contação de história
Agora vamos fazer um momento de contação de história!
Há muitas histórias com a temática das letras do alfabeto, portanto fique à vontade para escolher a que você preferir.
Sugerimos a história “A magia do alfabeto” que, de forma muito lúdica, traz para as crianças algumas informações muito ricas.
Você pode contar a história aos seus alunos, ou assistir junto com eles a uma contação muito legal, disponível no Youtube. Acesso em 20/01/2022.
5ª Etapa: Proposta de atividade
Para finalizar, a ideia é que você proponha que seus alunos escrevam algumas palavras.
● Eles podem começar tentando escrever o próprio nome e depois ter alguns desafios (você pode escolher uma ou mais das sugestões listadas abaixo:
○ o nome de dois colegas da turma;
○ o nome da fruta preferida;
○ o nome da cor favorita;
○ o nome de um animal; e
○ o nome do brinquedo de que mais gosta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário