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VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

  Os tipos de variação linguística são: geográficas, históricas, sociais e situacionais. Variação regional ou geográfica (diatópica) : ocorr...

domingo, 5 de fevereiro de 2023

CRIAÇÃO, COMUNICAÇÃO, PUBLICIDADE

 



FUNÇÕES DE LINGUAGEM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS 

1) Identificar os processos de interlocução: texto e discurso. 
2) Reconhecer os elementos da comunicação: emissor, interlocutor, código, canal mensagem e referente. 
3) Valorizar o processo interlocutório como construtor de aspectos comunicacionais, filosóficos, morais e epistemológicos. 
4) Identificar as funções de linguagem e sua implicação no processo comunicativo.


 FUNÇÕES DE LINGUAGEM Cada ato de comunicação formalizado nos mais diversos gêneros textuais (romance, poema, crônica, notícia, anúncios, publicidade, carta entre outros) tem objetivos diferentes uns dos outros. Ao utilizarmos recursos gramaticais diferentes (verbos, pronomes, adjetivos etc.) destacamos um ou outro elemento desse processo. Essa ênfase dada a cada elemento da comunicação relaciona-se diretamente à função de linguagem presente em diferentes textos. São seis as funções de linguagem: referencial, expressiva ou emotiva, conativa ou apelativa, fática, metalinguística e poética. Para cada função, um elemento de comunicação estará em destaque. 

Veja as características de cada uma. 

1) FUNÇÃO EXPRESSIVA OU EMOTIVA: (Foco no emissor) Passa para o texto marcas de atitudes pessoais como emoções, opiniões, avaliações. Na função expressiva, o emissor ou destinador é o produtor da mensagem. O produtor mostra que está presente no texto, externando os seus pensamentos. Presente em textos como dissertações, editoriais, artigos de opinião, poemas, canções etc.

 2) FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA: (Foco no receptor) É quando a mensagem busca seduzir, envolver o leitor levando-o a adotar um determinado comportamento. Na função conativa a presença do receptor está marcada sempre por pronomes de tratamento, pronomes de segunda pessoa e pelo uso do imperativo e do vocativo. A propaganda, o manual de instruções e o sermão são bons exemplos de texto conativo. 

3) FUNÇÃO POÉTICA: (Foco na mensagem) Destaca-se pela elegância e estética textual criada através da utilização de recursos estilísticos – léxico, ritmo, sonoridade, visualidade, combinação. Em geral, é usada em poemas ou prosas poéticas. 

4) FUNÇÃO REFERENCIAL: (Foco no referente) Também chamada denotativa ou informativa, sua função é passar uma informação objetiva e impessoal no texto. É valorizado o objeto ou a situação de que trata a mensagem sem manifestações pessoais ou persuasivas. Presente em textos informativos em geral como notícia, reportagem, comunicado, bilhete, carta, e-mail etc. 

5) FUNÇÃO METALINGUÍSTICA: (Foco no código, linguagem) É quando a linguagem fala de si própria. Predominam em análises literárias, interpretações e críticas diversas. O livro didático, a enciclopédia, o verbete do dicionário, o resumo e a resenha são bons exemplos da função metalinguística da linguagem. 


6) FUNÇÃO FÁTICA: (Foco no canal) Objetiva estabelecer a comunicação e manter aberto o canal por onde a mensagem caminha de quem a produz para quem a recebe. Também designa algumas formas que se usa para chamar atenção. A conversa telefônica e o chat exemplificam bem a função fática da linguagem. 

Como já disse o poeta Ferreira Gullar
“A arte existe porque a vida não basta!”

PUBLICIDADE OU PROPAGANDA

ConceitoPUBLICIDADE 
É a comunicação realizada por uma empresa ou organização para promover produtos, serviços e ideias, de modo a persuadir um público a desejar e comprar seus produtos.
PROPAGANDA 
É a comunicação utilizada por organizações ou pessoas para disseminar pensamentos e doutrinas, geralmente religiosas, ideológicas ou políticas.
EtimologiaDo latim publicus, de tornar algo público.Do latim propagare, que significa propagar.
ObjetivoAtrair o consumidor com a esperança de venda ou contrato de bens e serviços.Busca adesão a uma ideologia ou mudança de atitude.
EsferaComercial.

Política, ideológica e religiosa.

ExemploAnúncios de venda de casas, roupas e carros.Campanhas eleitorais ou de alistamento militar.

A publicidade é a comunicação utilizada para anunciar produtos ou serviços com o objetivo de atrair compradores e usuários. Esta técnica está dentro dos 4Ps do marketing, e seu objetivo é principalmente comercial.

Através de textos e imagens, a publicidade promete aos consumidores que o uso dos produtos e serviços apresentados mudará suas vidas para melhor.

Técnicas utilizadas pela publicidade

A publicidade usa técnicas multimídia para promover produtos, serviços e ideias, sendo formatado para persuadir um público a desejar seus produtos.

Para isso, inclui uma série de atividades e técnicas que visam aumentar o conhecimento sobre o produto ou serviço e promover sua venda, como:

  • Spots ou anúncios de TV;
  • Publicidade em rádio;
  • Anúncios impressos em jornais;
  • Publicidade online;
  • Publicidade externa (outdoors, cartazes em transporte público);
  • Colocação dos produtos em programas, filmes e novelas;
  • Publicidade no ponto de venda;
  • Amostragem ou amostras de produtos;
  • Atividades de marketing de guerrilha, como distribuição de panfletos.

O que é propaganda?

A propaganda abrange as ações que visam atrair seguidores ou influenciar a atitude das pessoas. Ela busca convencer o público a adotar uma determinada atitude ou a aderir a um grupo ou crença particular.

A propaganda não está ligada ao comércio, mas principalmente a questões:

  • Política: em campanhas para voto, recrutamento de membros e apoio, etc.;
  • Ideológica: ONGs e associações;
  • Religiosa: atraindo seguidores para religiões e seitas.

Técnicas utilizadas pela Propaganda

A propaganda é semelhante à publicidade, na medida em que emprega os mesmos formatos multimídia para espalhar sua mensagem.

No entanto, ao contrário da publicidade, a propaganda não tenta incentivar a venda de um produto ou serviço,. Ela é usada para mudar as atitudes do público em relação a uma determinada pessoa ou assunto.




Uma notícia é qualquer acontecimento considerado relevante para o conhecimento do público. A reportagem é o aprofundamento da notícia, trazendo detalhes significativos para os interessados em determinado assunto.

São gêneros textuais distintos, mas ambos são comuns à produção jornalística.

NotíciaReportagem
TextosInformativos, com união de terceira e primeira pessoaInformativos, com união de terceira e primeira pessoa
PublicaçãoPublicado ou veiculado na mídia (falada ou escrita)Publicado ou veiculado na mídia (falada ou escrita)
TemasFatos de relevância imediataDiversos, como políticos, sociais, econômicos, culturais, etc.
LinguagemFormal, simples, clara e objetivaFormal, clara e dinâmica
ConteúdoFatos reais, atuais e cotidianosInterpretação dos fatos e dados narrados

O que é notícia?

A notícia é um gênero textual baseado em um fato considerado como relevante para o conhecimento geral da sociedade. Por isso, merece publicação.

Como todo material informativo, a notícia merece apuração jornalística, fornecendo sempre a verdade da maneira mais imparcial possível.

As notícias devem ser feitas (escritas, gravadas ou filmadas) em um curto espaço de tempo, sendo algo que deve ser levado ao público quase que de forma imediata.

Estrutura da notícia

Por ser um trabalho feito rapidamente, o gênero notícia possui uma estrutura básica, que guia o público entre os fatos. Cada mídia tem seu próprio tipo de estrutura, mas todas seguem um padrão comum.

É necessário ter um título, que deve passar a ideia de imediatismo da questão. Ou seja, quem ler, ouvir ou ver uma notícia deve conseguir ter ideia pelo título do conteúdo de que é um fato realmente recente.

Após, é necessário abrir o texto com o que os jornalistas chamam de lide.

A palavra "lide" vem do inglês lead, que significa liderar em português. Em uma notícia, serve p ara que o leitor ou espectador tenha uma visão geral dos acontecimentos já no primeiro contato com o conteúdo.

Para um lide completo, o material precisa responder a seis perguntas:

O quê?
Quem? (Sujeito)
Quando?
Onde?
Como?
Por quê? (Se possível)

Assim, tudo o que for mais relevante é entregue ao público rapidamente, sem delongas e de forma direta.

Nos parágrafos ou minutos seguintes, o autor irá desenvolver sobre o que foi revelado no lide. Assim, traz informações adicionais, sendo necessário que os pontos mais importantes apareçam sempre na frente.

Os detalhes não tão relevantes, que não causam mudanças significativas nos acontecimentos relatados, são deixados para os últimos parágrafos ou minutos de uma notícia.

Dessa forma, a notícia seguirá a fórmula chamada de “pirâmide invertida”, em que a base do conteúdo está no topo.
Exemplo de notícia

Para entender na prática:


Incêndio atinge Instituto do Coração em São Paulo

Um incêndio atingiu na manhã de hoje (18) o Instituto do Coração (Incor) no complexo do Hospital das Clínicas, na zona oeste da capital paulista. De acordo com a assessoria do hospital, o fogo começou em uma torre de resfriamento externa ao prédio.

O Corpo de Bombeiros deslocou 18 viaturas para o local, mas as chamas, que duraram apenas 10 minutos, foram controladas pela própria brigada de incêndio da instituição.

Entretanto, devido a fumaça, parte dos pacientes teve que ser remanejada.

Fonte: Agência Brasil

Repare no lide: Um incêndio [o quê] atingiu na manhã de hoje (18) [quando] o Instituto do Coração (Incor) [quem / sujeito] no complexo do Hospital das Clínicas, na zona oeste da capital paulista [onde]. De acordo com a assessoria do hospital, o fogo começou em uma torre de resfriamento externa ao prédio [como e/ou por quê].

O que é reportagem?

A reportagem é um gênero textual baseado em um fato ou assunto desenvolvido de forma mais aprofundada. Ela conta com diversos elementos para oferecer ao leitor várias versões de um mesmo tema e interpretações dos dados e acontecimentos.

Por demandar mais horas de dedicação, a reportagem pode levar mais tempo para ser concluída, uma vez que trará muito mais informações do que a notícia.

Há vários tipos de notícia e reportagem, sendo ambas importantes gêneros textuais. No entanto, uma reportagem pode não ser considerada notícia, pois pode ser sobre diversos assuntos, não tendo o caráter imediatista da notícia.

A reportagem se concentra no aprofundamento dos fatos apresentados por uma notícia.

Ela traz, além de descrição detalhada, dados, interpretações dos acontecimentos e diferentes versões dadas por aqueles que presenciaram o evento em questão.
Estrutura da reportagem

O objetivo de uma reportagem é apresentar diversas versões de um mesmo fato ou tema, garantindo ao leitor que forme e tenha a própria opinião sobre o assunto.

No entanto, por ser um conteúdo mais trabalhoso de ser feito, não há uma estrutura rígida para a reportagem, como há para a notícia. O aspecto principal é que o modo como a história presente na reportagem é contada capture a atenção do leitor.

Assim como no gênero notícia, que haja um título.

O jornalista ou editor de um veículo de comunicação impresso pode optar também por um subtítulo. Este traz mais informações sobre o que consta na reportagem e serve para chamar a atenção do leitor, despertando curiosidade.

No restante, ao apresentar um lide respondendo às seis questões da notícia, o repórter irá se desdobrar em cada uma delas para apresentar várias versões do mesmo acontecimento.

Para isso, a apuração dos fatos é a mais cautelosa possível, muito mais profunda, uma vez que a reportagem pode criar uma opinião na mente do leitor.
Exemplo de reportagem




Segundo o jornalista americano Charles Anderson Dana: se um cão morder um homem, não há notícia; se um homem morder um cão, há notícia. No caso, será divulgada logo após o acontecimento fatídico, com as informações principais.

Mas se você ler uma história verídica sobre um homem que mordeu um cão, descrita em detalhes, com depoimentos de testemunhas oculares e a interpretação dos fatos narrados e dados diversos, é uma reportagem.


Assista a uma reportagem em vídeo para entender os pormenores do gênero:



https://www.diferenca.com/texto-literario-e-texto-nao-literario/


"Persuasão vem do verbo persuadir: levar a crer ou a acreditar (Aurélio). Ou seja, é o ato de você tentar convencer o outro a acreditar em você.

A propaganda, como já deve ter percebido, tem por objetivo justamente o que foi exposto na definição acima: tentar convencer o público de alguma coisa.

Por isso, sempre quando vir ou ouvir um anúncio, lembre-se que os publicitários estão usando a linguagem persuasiva para conquistar você, seja através de palavras, de cores, de imagens, etc. E, principalmente, fazê-lo comprar mais e mais!

A fabricação de uma propaganda exige saber:

a) o produto: utilidade, características, qualidades, desvantagens e vantagens.

b) o público: qual é o público-alvo: jovens, adolescentes, adultos, crianças. É importante determiná-lo para saber o tipo de linguagem que deverá ser utilizada.

c) Objetivo: vender sempre é a principal meta. Contudo, pode ser apresentar algo novo, causar impacto, despertar a curiosidade, aumentar a venda ou audiência, etc.

d) Estilo: cores, tamanhos, tipos de objetos, tipo de letra, pano de fundo, etc.

Então, se o professor solicitar um trabalho sobre linguagem persuasiva com o uso da propaganda, já sabe, fique atento ao que foi exposto e bom trabalho!

Curiosidade: A propaganda também é chamada de “merchandising”, que tem origem na palavra inglesa merchandiser que significa “negociante”. Como se vê, até na origem, a propaganda é um tipo de negociação: eu te convenço e você compra."

Veja mais sobre "A propaganda e a persuasão " 

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