O que são os itinerários formativos?
Os itinerários formativos são um conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais áreas do conhecimento – Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas ou Ciências da Natureza e suas tecnologias- na formação profissional e técnica, ou numa combinação entre elas.
Nos itinerários, o foco é expandir os aprendizados promovidos pela Formação Geral do Ensino Médio, sendo que, no caso daqueles itinerários relacionados às Áreas do Conhecimento, essa ampliação acontece em articulação com temáticas contemporâneas sintonizadas com o contexto e os interesses dos estudantes.
Na Formação Técnica e Profissional, a expansão se dá juntamente com o desenvolvimento de habilidades básicas requeridas pelo mundo do trabalho e habilidades específicas relacionadas aos Cursos Técnicos, Cursos de Qualificação Profissional (FICs) ou Programa de Aprendizagem Profissional escolhidos pelos estudantes.
Como fazer itinerários formativos?
Antes de tudo, é necessário entender como os itinerários devem ser organizados. Eles são compostos de quatro eixos estruturantes:
Investigação científica: o aluno trabalha a capacidade de investigar a realidade por meio da realização de uma pesquisa científica.
Processos criativos: os estudantes realizam projetos criativos, utilizando e integrando diferentes linguagens, manifestações sensoriais, vivências artísticas, culturais, midiáticas e científicas.
Mediação e intervenção sociocultural: busca-se promover o envolvimento dos alunos com a vida pública, engajando-os em projetos de intervenção sociocultural e ambiental para gerar transformações positivas na comunidade.
Empreendedorismo: amplia-se a capacidade do estudante de utilizar conhecimentos de diferentes áreas para empreender em projetos pessoais ou relacionados ao seu projeto de vida.
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