OBJETIVOS
Identificar diversos tipos de anúncios.
Compreender a linguagem e os diversos sentidos de um anúncio.
Pesquisar anúncios na internet
Analisar diversos tipos de anúncios pela internet, mediados pelo professor
Compreender a força de um anúncio ( Muitas vezes compramos o que não precisamos
Elaborar uma campanha publicitária convincente de produtos sem utilidade, previamente selecionados pelo professor
Utilizar um software de produção de áudio e vídeo para produzir o anúncio publicitário
Produzir e divulgar na classe o anúncio publicitário.
Investigar o conhecimento prévio dos discentes em relação ao anúncio publicitário através de conversa informal dialógica. Apresentar alguns recortes de anúncios de revistas e questionar a turma sobre o que eles compreenderam sobre a mensagem passada pelo anúncio. Dividir a turma em equipes de cinco membros para fazerem a leitura e compreensão de alguns a anúncios, depois cada grupo escolherá um colega para apresentar a leitura e compreensão do s grupo.
Levar os alunos para a sala de informática para pesquisarem alguns anúncios publicitários direcionados. Realizar a análise destes anúncios com a participação interativa de todos os alunos através de questionamentos que os instiguem a enxergar mensagens e intenções destes anúncios.
Assistir aos vídeos propostos e realização sobre a temática abordada
Criar um produto novo e elaborar um anúncio publicitário que convincente
Elaborar uma vídeo aula sobre esta propaganda, com a orientação do professor
Publicar a vídeo aula no youtube com a orientação do professor
Objetos de conhecimento
Efeitos de sentido
Habilidades
Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.
PROPAGANDA OU PUBLICIDADE
Qual diferença entre publicidade e propaganda?
Embora muita gente use as duas palavras como sinônimas, os conceitos de publicidade e de propaganda possuem suas diferenças. Enquanto a publicidade é uma forma de comunicação que busca promover algum serviço ou produto ao público, a propaganda é uma forma de transmitir ideias que podem ser comerciais, políticas, religiosas e sociais, e buscam influenciar o comportamento de alguém. De acordo com o artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor, a publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal. Por isso, deve estar claro que o propósito da publicidade é promover comercialmente o que está sendo veiculado. Já a propaganda é uma forma de divulgar e propagar, como o nome já faz a referência, essas ideias, que podem ser enviesadas politicamente, socialmente, economicamente, ideologicamente, religiosamente, etc.
Enquanto a publicidade é paga por um patrocinador que busca divulgar marcas, produtos, serviços ou pessoas, a propaganda geralmente é gratuita e se houver um patrocinador ele não é necessariamente divulgado.
CONSTRUÇÃO DE SENTIDO
1. Considerando que uma das estratégias de persuasão dos anúncios é associar um produto à sensação de alegria, marque o recurso que poderia ser usado para relacionar a posse de um brinquedo específico à felicidade.
a) Foto de uma criança sorrindo com o brinquedo.
b) Emprego de uma única cor em todo o anúncio.
c) Foto da fábrica onde foi produzido o brinquedo.
d) Emprego de tons de cinza.
2. Leia este texto de uma propaganda: “Essa corrente precisa de você. Doe sangue”
Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário