CITAÇÃO DO DIA

Não apequene para caber onde você transborda.

Postagem em destaque

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

  Os tipos de variação linguística são: geográficas, históricas, sociais e situacionais. Variação regional ou geográfica (diatópica) : ocorr...

sexta-feira, 28 de abril de 2023

A CONSCIÊNCIA CORPORAL



O artista utiliza o corpo como forma de linguagem, por isso tem a necessidade de obter uma consciência corporal para criar melhores possibilidades de movimentos.

A dança, tendo como fator fundamental o movimento, transmite e reflete valores sociais onde poderá contribuir para o processo de renovação e transformação deste ator, além é claro de retratar as ansiedades, as ideias e percepções corporais.

O corpo, em todo o processo de evolução do ser humano foi sempre um instrumento de manifestação do contexto histórico, sendo ao mesmo tempo um reflexo deste.

A ideia de se ter a dança dentro do teatro tem como objetivo fundamental, desenvolver a capacidade de pensar, refletir, analisar, sentir, agir e reagir artisticamente percebendo o corpo e os princípios gerais do movimento com sensibilidade, expressão e criatividade em cena, além de elaborar combinações e progressões artísticas de movimentos em acompanhamentos relacionados à temas e a fundamentos de música. Visando também, reconhecer a necessidade do conhecimento da dança para o ser humano, e estabelecer relação entre os princípios de técnica e espontaneidade. Para por fim, o artista alcançar o domínio de nomenclaturas, bases de sustentação e posições da dança, tendo o conhecimento para ter liberdade de adaptá-los adequadamente de forma criativa às diferentes improvisações, temas e enredo.

De modo geral, a consciência corporal representa o nosso consciente em relação ao próprio corpo. Além disso, por meio do nosso sistema proprioceptivo (quando conseguimos ter noção espacial entre as coisas), os músculos são informados sobre quais ações tomar, visando o equilíbrio, a estabilidade e a postura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário