CITAÇÃO DO DIA

Não apequene para caber onde você transborda.

Postagem em destaque

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

  Os tipos de variação linguística são: geográficas, históricas, sociais e situacionais. Variação regional ou geográfica (diatópica) : ocorr...

segunda-feira, 1 de maio de 2023

As figuras de linguagem nas publicidades

 linguagem é uma atividade humana. É por meio dela que realizamos nosso processo comunicativo, que dialogamos e interagimos com outras pessoas. As figuras de linguagem ou de estilo, são recursos utilizados para valorizar o texto, fazendo com que a linguagem seja mais significativa e expressiva. As figuras de linguagem podem traduzir experiências comuns de forma atrativa, original e criativa. Os publicitários usam e abusam desse recurso. 

Figuras de linguagem são recursos linguísticos que possibilitam maior expressividade. tirando as palavras do uso comum e multiplicando seu sentido através da conotação. ou seja, é usar as palavras em sentido criativo e diferente. existem diversos tipos de figuras de linguagem, as principais são: 

  1. antítese 
  2. prosopopeia 
  3. ironia 
  4. eufemismo 
  5. metáfora 
  6. comparação 
  7. catacrese 
  8. hipérbole 
  9. onomatopeia 
  10. metonímia

1) Classifique a figura de linguagem da publicidade.
R: 




2) Classifique a figura de linguagem da publicidade.
SINAF  ASSIVTÊNCIA FUNERÁRIA

3) Classifique a figura de linguagem da publicidade.
R: 


paronomásia é uma figura de linguagem que utiliza palavras parônimas no mesmo enunciado de modo a produzir um jogo sonoro no discurso. É bastante utilizada na linguagem publicitária e, também, nas artes, como em letras de músicas, poesias e até mesmo em prosas.

Palavras parônimas

Chamamos de parônimas as palavras que têm significado diferente e som muito parecido. Essas palavras costumam se diferenciar no som por apenas um fonema, uma letra ou uma sílaba. Pela semelhança no som, algumas palavras parônimas acabam confundindo muitas pessoas. Veja alguns pares de palavras parônimas:

  • Comprimento x Cumprimento

  • Cavaleiro x Cavalheiro

  • Pluvial x Fluvial

                                         



Persuadir significa levar a crer. Ora, a linguagem corriqueira, em sua função puramente referencial, não persuade ninguém, apenas comunica algo. A persuasão, portanto, deve envolver um trabalho com a linguagem, o emprego de recursos que, de algum modo, cativem o receptor. É nesse momento que entram em cena as figuras de linguagem, tanto as figuras sonoras, com os ecos e as reverberações de seus trocadilhos e jogos de palavras, quanto as figuras de palavras e de pensamento.

SANTAELLA, L. Redação publicitária digital. Curitiba: Intersaberes: 2017.
Com base no texto, analise as publicidades a seguir:

I. 
II. 
II. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário